Ter uma deficiência sempre foi difícil, porém, nos dias de hoje isso pode estar mais agravado, pois com toda a correria e a rotina agitadas das pessoas, muitos se esquecem de parar pra pensar um pouco que as diferenças existem e precisam ser aceitas e respeitadas.
Após sofrer vários constrangimentos, um deficiente visual de 37 anos, Amit Patel, resolveu tomar uma atitude pra mostrar a discriminação que as pessoas com deficiência visual sofrem, sem contar os diversos obstáculos que enfrentam diariamente.
A história de Amit não é nada fácil, ele trabalhava na área da medicina e começou a perder a visão, passou por várias cirurgias, mas todas sem sucesso, até chegar ao nível máximo da doença, perdendo 100% da visão. Amit sofria de ceratocone, uma condição que muda a forma da córnea e evolui com o tempo.
Após o trágico fato, ele começou a precisar de um cão guia, e foi assim que Kika foi adotada por ele. A cadela é, literalmente, os seus ‘olhos’.
Infelizmente, a maioria não demonstra respeito e nem consciência com o deficiente visual, de modo a dificultar ainda mais suas tarefas. Para demonstrar as lutas diárias Kika levou uma câmera para filmar e fotografar tudo, de modo que todo o conteúdo foi publicado na internet.
O passageiro do vídeo diz que não “se sente considerado e respeitado”, sendo que o rapaz cego argumenta que não pode se movimentar na escada, pedindo apenas para aguardar apenas alguns poucos segundos.
Muitos não se preocupam se o cego pode se acidentar na tentativa de ceder o espaço desejado, mesmo que sua viagem só atrase poucos segundos. Além disso, pessoas sem deficiência sentam-se nos assentos preferenciais e não cedem o lugar.