Aluno autista é reprovado nas provas finais e recebe carta motivadora de sua professora
Professora escreveu carta emocionante para aluno com autismo que foi reprovado nos exames finais
Você acha justo o sistema de ensino onde uma única prova determina quem ‘sabe mais ou sabe menos’? Não há outras maneiras de conseguir medir o conhecimento ou as habilidades de um aluno?
Um único método de avaliar acaba que transforma as crianças em verdadeiras máquinas, onde realizam as atividades em modo automático: fazem tarefas, escrevem, tarefas, excrevem, assim por anos, para depois, ter que trabalhar do mesmo modo automático em que estudavam.
Os estudos sobre Inteligências Múltiplas apontam que há muitas outras maneiras que podem ser utilizadas para medir a competência de um aluno, tanto com ações dentro da sala de aula, como também fora dela.
Foi sabendo disso que Jane Clarkson, uma professora britânica, teve um jeito muito especial de dizer a um aluno autista de 11 anos, Ben Twist, que ele tinha tirado uma nota baixa.
De acordo com o sistema tradicional, Ben não conseguiu o resultado esperado nas provas, mesmo tendo se dedicado. A carta que Jane escreveu para o garoto tocou milhares de corações, que viram o texto após a professora publicar em seu perfil no Twitter.
Leia a carta:
“Querido Ben,
Estou escrevendo para te parabenizar pela sua atitude e sucesso ao completar seu ano letivo.
Gil, Lynn, Angela, Steph e Anne trabalharam muito bem com você este ano e você fez progressos maravilhosos.
Escrevi para você e seus pais para contar a vocês o resultado das provas.
Uma parte muito importante: quero que você entenda que essas provas medem apenas um pequeno pedacinho seu e de suas habilidades. Elas são importantes e você as fez muito bem, mas o Ben Twist é feito de muitas outras habilidades e talentos que nós, aqui da escola Lansbury Bridge, vimos e medimos de outras maneiras.
Outros talentos que você tem e que essas provas não medem, incluem:
– Seu talento artístico;
– Sua habilidade de trabalhar em grupo;
– O desenvolvimento da sua independência;
– Sua bondade;
– Sua habilidade de expressar opiniões;
– Suas habilidades esportivas;
– Sua habilidade de fazer e manter amigos;
– Sua habilidade de discutir e avaliar seu próprio progresso;
– Seu planejamento e construção de talentos;
– Sua habilidade musical.
Nós estamos muito satisfeitos com todos esses diferentes talentos e habilidades que fazem de você essa pessoa especial e essas são todas as coisas que mensuramos que nos asseguram o fato de você estar sempre progredindo e continuando seu desenvolvimento como um adorável e brilhante homenzinho.
Muito bem, Ben. Nós estamos muito orgulhosos de você.
Felicidades!
Senhora Clarkson.”
Ben, sem dúvidas, ficou muito feliz com o presente que recebeu: “esta carta é incrível”, comemorou o aluno. Que essa história possa servir como inspiração, precisamos valorizar nossas crianças!