As mudanças que se têm manifestado no mundo impactam de uma forma muito significativa nas lógicas de consumo. Os desafios para estabelecer uma determinada marca ou conseguir o sucesso de um produto são, por isso, também novos e desafiantes.
Embora seja mais fácil do que nunca conseguir ter a sua loja online, havendo inclusivamente métodos que o libertam das preocupações da gestão logística (como o drop shipping), a verdade é que as barreiras colocadas por uma concorrência intensa e a celeridade das mudanças e critérios do público colocam alguns constrangimentos ao sucesso, levando muitos empreendedores a desistir em menos de um ano.
A aplicação de estratégias de marketing funcionais é, por isso, hoje mais do que nunca, uma necessidade. Estas estratégias servem o propósito de divulgação de marcas, serviços ou mesmo artigos para venda e visam atrair consumidores para um determinado espaço comercial.
Para uma estratégia de marketing ter sucesso, o planeamento que a acompanha deve prever todas as potenciais circunstâncias, considerando os desafios e estabelecendo objetivos claros e concretos. Além disso, principalmente em plataformas de e-commerce, é importante que este tipo de estratégia seja muito específica, enquadrando-se no setor e dirigindo-se ao público-alvo pretendido.
A aplicação de estratégias de marketing adequadas pode ajudar uma empresa a conquistar o sucesso pretendido.
As melhores estratégias para o sucesso
Uma ação de marketing de sucesso considerará várias estratégias, tendo sempre em atenção quais os aspetos fundamentais que definem o seu negócio e qual o público que pretende atrair.
A criação de um site ou blog, onde sejam aplicadas as técnicas de escrita para SEO, pode ajudar a levar mais longe uma loja online, trazendo um interesse crescente pelas temáticas abordadas e gerando, de forma paralela, a venda dos produtos que se relacionam com estes tópicos.
Da mesma forma, a acessibilidade de uma empresa é, hoje, um aspeto importante. Assim, quando não existe uma loja física para suportar a marca é necessário que siga uma lógica de email marketing, para se manter contactável para os seus clientes e poder dar respostas a eventuais dúvidas ou questões. Pode aproveitar ainda os emails para criar newsletters para a sua loja online.
Evidentemente, falar de marketing é também falar da proliferação das mídias sociais e do seu impacto para a promoção de um determinado produto ou empresa. Não deixe de procurar entre o Facebook, o Twitter, o Instagram ou mesmo o Snapchat os aliados para impulsionar o seu negócio. Nestes espaços e também em sites de outras pessoas, a adoção das lógicas de link patrocinados poderá ser uma boa forma de garantir o sucesso da sua marca. Na verdade, um dos passos para o sucesso empresarial é, muitas vezes, a adoção de parcerias com outras marcas e empresas. A sua empresa poderá ainda ganhar com a realização de eventos, que ajudem a criar uma maior conexão do cliente com a marca, ao torná-la “física”. Estes momentos offline podem ajudar na criação e na fidelização de públicos.
Por fim, para que a estratégia de marketing se torne ainda mais eficaz, e aproveitando o recurso à mídia social, uma boa forma de conquistar clientes será através de ações promocionais. Estas ações promocionais podem ser talões de desconto, ofertas ou mesmo concursos. Não deixe, também, de usar as técnicas de fidelização mediante a aquisição de produtos na sua loja, incentivando o retorno do cliente com a oferta de descontos na compra seguinte. Esta é uma boa forma de garantir que o cliente retorna ao seu site.
O impacto visual na estratégia de marketing
Evidentemente, a par com uma boa estratégia de marketing é importante uma boa imagem. Uma loja online terá todo o interesse em manter um aspeto apelativo, tanto no que diz respeito ao seu design digital como na apresentação dos próprios produtos que comercializa.
Hoje em dia, muitos dos espaços de e-commerce não apostam, na verdade, em fotos originais, preferindo usar fotos presentes em bancos de imagens do Google.
Caso faça parte do número de empresários que prefere adotar esta estratégia, deve recordar que, além de o impacto visual ser fundamental para o sucesso da marca – devendo optar por imagens apelativas – a legislação protege os direitos de autor, pelo que importa que tenha atenção aos direitos de distribuição inerentes à foto que deseja utilizar.
Nos bancos de imagens do Google existem imagens de uso livre e outras que apresentam restrições quanto à partilha e à alteração das mesmas. Deve ainda verificar se não existe nenhuma restrição que permita o uso comercial da imagem, já que alguma das imagens destes bancos estão liberadas apenas para uso não comercial.
Com a devida atenção e uma dose de bom gosto, conseguirá criar, para o seu site ou loja online, uma aparência apelativa e que ajude a tornar as suas estratégias de marketing ainda mais eficazes.