Sabe-se que a decorrência dos aperfeiçoamentos tecnológicos tem sido cada vez maior, e é justamente por isso que as empresas, por sua vez, tem que caminharem a passos largos, para acompanhar o vasto mercado da modernização. Dessa forma, cada marca, produto, serviços, agências, etc, tem o grande papel de desenvolver uma peça fundamental de fácil conhecimento para seus consumidores e/ou usuários: os logotipos.
Os logotipos ou logomarcas, geralmente referem-se a um número de palavras ou imagens que enfatizam o tipo de produto que estará ser consumido. É sempre importante que toda empresa alie seu logo como uma arma que vise ser reconhecida, visto que, cada vez mais, contará com o consumismo do mercado. Comum é ver que, depois de desenvolvido, a logo sempre está presente nas peças institucionais, seja por gráfico ou até mesmo de forma digital.
Muitas vezes, a maioria das pessoas não sabe como idealizar uma logo e sequer tem onde expor os produtos, porque acaba tornando-se caro criar projetos e apresentar isso ao público. Porém, na internet, existem opções solucionáveis para quem está com problemas em iniciação. É o caso do Wix. É uma plataforma online em que a pessoa, de forma gratuita e bem explicada, obtém a capacidade de criar seu próprio site. Além de oferecer a possibilidade da criação de um site pessoal, permite também a ferramenta para criação de um logotipo, facilitando o passo inicial para o empresário ou empresa que vise um planejamento para o futuro, aliando a autonomia própria com boa dedicação e empenho em expandir seu reconhecimento.
Ainda que cada empresa gere e torne público seus logos, vale ressaltar que eles devem sempre manter um acompanhamento profissional, porque assim como as pessoas, a evolução de suas marcas deve ser muito bem fundamentada. Entretanto, isso não quer dizer que os clássicos devem ser atualizados, já que mantém o mesmo padrão de alcance desde seu inicial investimento. Um dos casos mais comuns de somente aperfeiçoamento em sua logo é o caso da Nike, onde o famoso risco para a lateral continua intacto, desde o projeto de criação. Portanto, vale frisar e acompanhar toda a repercussão que a marca causa, desde que não altere no foco principal dos logos que é o fácil reconhecimento do público.
Visando uma atmosfera de âmbito internacional, é fundamental que as empresas forneçam serviços que se adaptem ao território que seus produtos são comercializados. Como no caso do Mc Donald’s, maior corporação mundial no setor alimentício de hambúrguer. Quem, nos quatro cantos do mundo, não reconhece de longe o logotipo da marca? E mesmo com o passar recorrente dos anos, a estrutura inicial e principal que atinge o público, permanece de forma muito presente, já que a representação da letra “M” é facilmente reconhecida pelo mercado
atual.
Um dos casos que com o passar dos anos sofreu inúmeras alterações, é a Apple. Inicialmente, quando a logo foi criada, em 1976, ela revelava a imagem de Isac Newton, deitado sob uma macieira, quando a gravidade foi descoberta. Um ano depois, em 1977, a imagem da maçã mordida ganhou forma – e também existe até hoje. Porém, o design da maçã foi sendo aperfeiçoado com o decorrer dos anos. Quando criada, foi feita com as cores do arco-íris, pois o público jovem era o alvo naquela época, e de alguma forma, a empresa deveria chamar atenção. Com o passar das décadas, a fruta foi apenas sendo modernizada, acompanhando o ritmo de evolução da tecnologia, até manter a atual logo nos dias de hoje.
Visto com um dos maiores clássicos e de fácil reconhecimento do público, a logomarca da Coca-Cola, também sofreu algumas alterações desde o momento em que foi inaugurada. Nos anos iniciais, a apresentação da marca, através do logo, foi feita de maneira básica, acredita-se que para estabilizar e ter um nome no mercado. Em meados dos anos 1950, a gama de cores foi tornando-se um pouco mais recorrente, visto que o vermelho começou a surgir como representação. Mas foi a partir de 1985 que a empresa assumiu um risco maior, quando anunciaram que a fórmula da bebida estava sendo mudada. E, desde então, a modernização também tomou conta da logomarca, que assumiu papéis mais ricos em detalhes, sofrendo algumas alterações no decorrer dos anos e sendo apresentada sempre com a clássica escrita em vermelho.
Finalizando a gama de logomarcas, não poderíamos esquecer a principal ferramenta da internet: o Google. A logo inicial, criada em 1997, fora feita de maneira bem básica, porém confusa. A espessura das letras confunde e provavelmente foi criada de forma rápida e amadora, sem pensar que a marca iria se tornar gigante, anos depois. Porém, referindo-se a logo, poucas alterações foram feitas, depois que a imagem foi substituída anos depois, em 1998. A gama de cores permaneceu de forma recorrente e de fácil conhecimento dos usuários, as únicas alterações feitas no passar dos tempos, foi a personalização das letras, visto que tende a atender ao mercado tecnológico presente nos dias atuais.
Tendo em vista os aspectos observados, é de fácil visualização que os logos representam um papel fundamental em todo e qualquer negócio, visto que elas são as portas principais de acesso aos produtos de cada empresa. Mesmo que a ideia acabe surgindo de parte autônoma ou vinda de um pequeno empresário, é dessa forma que se criam os grandes negócios.
Se engana quem pensa que logotipos são só para empresas formadas, há pessoas que fazem isso por prazer, como é o caso de um paulistano que resolveu homenagear São Paulo dando um logotipo incrível pra diversos bairros da tão famosa selva de pedra.