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Professor brasileiro cria um tipo de asfalto capaz de combater as enchentes das grandes cidades

Professor brasileiro cria um tipo de asfalto capaz de combater as enchentes das grandes cidades

combate a enchente capa
Rafael d'Avila

Para um bom motorista que se preze, nada é mais satisfatório do que andar por uma estrada ou rua com um asfalto em perfeito estado de conservação, onde o pneu parece deslizar sobre o solo que mais se assemelha a um tapete, entretanto, sabemos que a realidade é bem diferente.

Principalmente nas grandes cidades, o asfalto é bastante danificado, cheios de falhas, e quando chove o estado fica ainda mais alarmante, afinal, por ser impermeável, toda a água escorre ‘procurando’ por um bueiro, e quando não encontra, ou então ele transborda, as enchentes acontecem e fazem muitas vítimas.

Pensando em combater esse problema sério, o professor da USP, José Rodolpho Martins, desenvolveu uma tecnologia que pode acabar coma impenetrabilidade do asfalto, o que iria diminuir tanto os buracos, como também os terríveis alagamentos.

“A nossa ideia era poder absorver a água da chuva no revestimento da pavimentação que se usa nas ruas, nos loteamentos, condomínios e estacionamentos. Absorver rapidamente essa água e permitir que ela pudesse ser armazenada na parte inferior do pavimento”, afirma o professor.

Não importa se estamos falando de estradas, ruas pequenas, vielas, a ‘construção’ do asfalto é sempre da mesma maneira: uma camada de cinco centímetros de pequenas pedras por cima, que se unem pelo asfalto, são bem resistentes para que o trânsito flua bem, inclusive, suportam toneladas de caminhões enormes.

Logo abaixo, vem a camada mais espessa, que é formada por britas. Essa base possui vários espaços vazios, que funcionam como uma espécie de reservatório, e é justamente neste ponto que encontra-se o maior problema: como a superfície poderia deixar a água passar, sem se tornar um piso frágil, quebradiço, frente a um trânsito pesado?

Então, o Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da própria USP, que tem ligação direta com a Engenharia de Transportes, uniu cal, asfalto e pedras, para servir como liga para a mistura, o que produziu diferentes tipos de pisos que serviram para a pesquisa. Os pisos asfálticos passaram por seguidos testes e o mais eficiente deles foi aprimorado em ligas posteriores. Nascia a Camada Porosa de Asfalto (CPA).

O chamado de ‘asfalto absorvente’ é composto por pedras grandes, para que haja um espaçamento maior entre elas, que pode chegar a 25% e, quando comparado com um pedaço de asfalto comum, a diferença é visível, afinal, o que todos nós conhecemos não tem tanto espaço assim, ele é compacto.

Para fazer o teste final, os pesquisadores trouxeram um caminhão pipa que, com o auxílio de uma mangueira, foram capazes de testar o quanto de absorção o CPA suporta, simulando uma ‘chuva da tarde’, muito comum nas cidades.

Quase que instantaneamente as poças de água que tinham ali desaparecem, o curioso é que ao olhar o asfalto, percebe-se que ele está levemente molhado, porém, não encharcado: “O asfalto está úmido, mas a água não empossou e já sumiu”, declara o pesquisador.

Foram derramados 3 mil litros de água em 10 minutos. “Ela vai levar cerca de duas horas ou até três horas para começar a sair aqui. E depois, ela vai para o nosso sistema de drenagem. Mas só para sair da base do pavimento vai levar duas horas ou mais”, explica.

De acordo com José Rodolpho, a cada vez que fossem recapear as ruas e rodoviais das grandes cidades, já poderiam trocar o asfalto comum pelo CPA, assim, dentro de alguns anos, teríamos como aliada uma incrível ferramenta que combate um dos maiores problemas das metrópoles: as enchentes.

A expectativa é que quanto mais CPA for vendido, o preço fique menor, claro, mudar o asfalto de toda uma cidade é quase impossível, entretanto, se começarem por estacionamentos de shopping, asfalto de condomínio e outros lugares do tipo, já seria possível combater os alagamentos.

Veja abaixo o teste que foi realizado:

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