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9 truques psicológicos que a Starbucks usa em suas lojas e você nunca percebeu.

9 truques psicológicos que a Starbucks usa em suas lojas e você nunca percebeu.

Starbucks capa
Rafael d'Avila

Ser consumidor é fácil, mas, consumidor consciente é uma função extremamente difícil, afina, prestar atenção em tudo durante o momento da compra pode causar muita dor de cabeça, por isso, as coisas acabam acontecendo sem que nós percebamos.

O Starbucks, por exemplo, é uma das franquias de maiores sucessos em todo o mundo, mas, sabia que até mesmo eles escondem ‘truques psicológicos’? Vamos revelar 9 deles agora:

01. Um antigo truque de marketing faz a companhia faturar muito


O tempo todo a empresa lança bebidas com ‘edições limitadas’, isso acontece porque a TV e as mídias permitem que um medo em nós seja desenvolvido, te levando a pensar: “Todo mundo está bebendo esse novo frappuccino de série limitada, mas eu não”.

02. A Starbucks controla o número de seus clientes através dos móveis


Aqui, tudo depende da localização, se a cafeteria estiver localizada em um local com muito movimento, geralmente as cadeiras são duras, desconfortáveis, sem encostos, onde você não consegue passar muito tempo por lá. Porém, em lugares mais ‘tranquilos’, há poltronas, cadeiras macias, dentre outros.

03. A iluminação faz você comprar o que não estava planejando


O ambiente escuro, e as prateleiras com os produtos sempre muito bem iluminadas faz com que compremos coisas por impulso.

04. Os preços são escritos de maneira especial


Todos os preços terminam com 5 ou 0, isso porque nós não notamos aumento de preço se ele não for arredondado, pois o cérebro reúne os números, automaticamente, para esconder as imperfeições.

05. Os caixas ficam em áreas que faz com que você não queira ir embora


Já percebeu que os caixas da Starbucks ficam em alguma extremidade da loja, te obrigando a passar por meses e cadeiras? Muitos clientes acabam ficando mais, mesmo ‘contra’ a própria vontade.

06. Cafés fortemente torrados fazem com que os clientes comprem bebidas caras


A empresa torra muitos grãos de café, uma prática italiana, que faz a bebida ter um custo maior, além de extremamente fortes. Com isso, os clientes são induzidos a consumirem versões mais leves. Esse tipo de torrefação não permite que você perceba o tipo de café que está tomando, um teste foi realizado nos EUA e mostrou que uma pessoa vendada não distingui um café Starbucks de um qualquer outro da concorrência.

07. O poder da marca desafia o senso comum


A companhia investe pesado em divulgação, que visam aumentar a fidelidade dos clientes com a marca.

O episódio 4 da 8ª temporada de Game of Thrones rendeu à Starbucks nada menos que US $ 2,3 bilhões. E foi tudo por causa de um simples erro: um dos membros da equipe esqueceu um copo de café no set e todos pensaram que era da Starbucks, mas na verdade não era! A bebida foi comprada de um lugar diferente, mas ninguém pensou que poderia ser outra coisa senão Starbucks.

08. Você se sente como se fizesse parte da elite


A Starbucks é uma marca premium, ou seja, seus clientes pagam muito por coisas bastantes simples, como um café, um pão de queijo, etc. Os clientes não acham ruim, pelo contrário, querem mesmo é pagar mais caro, pois acreditam que estão comprando o que ‘não é pra todos’, o que gera fidelização.

09. A marca atrai pessoas com anúncios sobre produtos fresquinhos, mas isso não é verdade


Você sabia dessa? Um usuário do Reddit explanou que a Starbucks usa alimentos congelados: “É incrível ver quantas pessoas não sabem disso. Não significa que não seja saboroso, é só que não é fresco e é vendida a um preço excessivamente elevado”.

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