Viajar de avião na classe econômica tem as suas desvantagens: o espaço pras pernas é bem pequeno, a poltrona da frente fica bem próxima de você e temos que tomar cuidar pra não inclinar demais o encosto e atrapalhar o passageiro de trás, agora já imaginou como é uma viagem longa para os comissários que sempre precisam estar com sorrisos de orelha a orelha?
Já teve a curiosidade de descobrir como é a área de descanso dos comissários? Claro, tudo varia de companhia pra companhia, mas agora você vai ver como funciona esse sistema em alguns aviões:
No Boeing 177 o espaço de descanso fica acima dos passageiros
O acesso é através de uma escada secreta que fica escondida atrás de uma porta que só é aberta através de uma senha
Já no Boeing 773, da American Airlines, o acesso fica curiosamente dentro do bagageiro
O espaço é bastante apertado e conta com algumas camas, o exemplo abaixo é do Boeing 787 Dreamliner
O Boeing 777 tem capacidade de acomodar de 6 a 10 camas, com lugar para os comissários deixarem seus pertences
Os pilotos ficam no ‘lucro’, pois o espaço para eles é mais confortável, com poltronas reclináveis, camas e lavatórios
As camas são quase coladas uma na outra e uma cortina separa os colchões pra manter a ‘individualidade’ de cada um
É proibido mais de um comissário por beliche e há avisos sobre isso
Em alguns aviões o espaço é equipado com cobertores, travesseiros, espelhos, luzes de leitura e ganchos
A área de descanso de comissários do Boieng 787 da Dreamliner Air Canadá é uma das mais simples que existe, há apenas colchões espalhados pela superfície
Já no Boeing 773 da American Airlines, há espaços individuais separados por um corredor baixo e estreito
Os comissários descansam, mas não conseguem ficar em pé
O espaço de descanso do Airbus A380, da Malaysian Air é um dos mais incomuns, pois as camas ficam empilhadas uma sobre a outra
Porém, em outro modelo do A380, há quartos individuais para os comissários