Pedro Ortega é espanhol e quando tinha 11 anos teve uma ideia super criativa para fazer com que sua avó analfabeta conseguisse identificar de onde são os números de telefones.
Encarna Alés tem 74 anos e por conta da infância difícil abandonou a escola aos 08 anos de idade para trabalhar, e desde então nunca mais teve a oportunidade de ler ou escrever, mas tem como hobbie ligar para familiares e amigos.
Entretanto, por não saber ler, Encarna tinha muita dificuldade em saber de onde eram os números de telefone, foi então que Pedro entrou em cena e resolveu o problema da avó.
Hoje Ortega está com 31 anos, há duas décadas faz diversas ilustrações identificando de onde aqueles números de telefones são, tem desenhos do hospital, farmácia, floricultura, dentre outros tantos.
“Pensamos nisso juntos. Ela me diz algo sobre cada pessoa e eu desenho para ela. Temos esse sistema há 20 anos”, disse Ortega para a BBC News.
“Ela teve uma vida típica de muitas mulheres trabalhadoras de sua época. Ela foi forçada a sair da escola para trabalhar em uma padaria e sustentar a família. Ela recebia comida como pagamento, e não dinheiro”, acrescenta.
Pesquisas revelam que aproximadamente 700 mil espanhóis não sabem ler e escrever, onde 400 mil deles têm idade superior aos 70 anos.
Vivemos em um mundo tão violento onde atitudes como essa nos faz resgatar a fé na humanidade e ter a convicção de que dias melhores virão!