Cada um é livre para fazer o que bem entender da vida, claro que respeitando as leias e normas do país, entretanto ter 100% de livre arbítrio é bom? Será que tomamos as decisões certas sem que possamos vir a nos arrepender depois? Algumas pessoas sentem isso na pele.
A toxicodependência é um problema que infelizmente faz parte da rotina de muitas famílias, mas nunca é tarde para mudar de vida e começar do zero, limpo. Como inspiração, confira essas 10 transformações incríveis de pessoas que pararam de usar as drogas mais pesadas:
01. 12 meses sem droga
02. Ela está livre há doze anos
“A foto à esquerda sou eu aos 22 anos, já na minha primeira clínica de metadona. Eu era uma sem-teto, uma ladra, abandonada, me degradando, não tomava banho ou cuidava de uma simples higiene. Eu me sentia sem esperança e orava a Deus para morrer dormindo todas as noites. Para evitar a prisão, fui a outra reabilitação. Dessa vez eu estava tão cansada que escutei. Desta vez, tentei as sugestões. Não acreditava que nada desse certo para mim, mas não queria mais usar.
Encontrei uma centelha de esperança e, eventualmente, recuperação. Não se trata de força de vontade, fraqueza ou mau julgamento. Esta é a doença do vício. A foto à direita sou eu hoje, aos 45 anos. Eu possuo uma casa, um carro, tenho uma família, amigos, um ótimo trabalho e, o mais importante – paz. Tenho orgulho da pessoa que sou hoje e nunca pensei em dizer isso. Não achei que viveria até os 30 anos.
Postei isso para dar esperança a qualquer um dos meus colegas que lutam contra o vício. Existe vida do outro lado. Há esperança. Se uma drogada como eu pode fazer isso, qualquer um pode. Eu não faço isso sozinha. O suporte é imprescindível, e não usar drogas, aconteça o que acontecer”.
03. Eles passaram quinze anos vivendo no mundo das drogas
“Seguimos caminhos separados de recuperação e nos reunimos como uma força, uma vez que nos tornamos saudáveis novamente. Estamos agora há mais de 3 anos limpos e vivendo o máximo! Agradeço a Deus todos os dias, não apenas pela minha recuperação, mas por termos conseguido superar todas as probabilidades e termos feito juntos”.
04. Ele foi ao inferno, mas conseguiu voltar!
“Eu tenho 30 anos. Eu tenho lutado contra o vício desde que comecei a usar esteróides aos 19 anos de idade. Fiquei 14 meses na prisão no estado do Ceará, no Brasil. Fui criado por uma família fantástica e não havia sinais dessa batalha que estava por vir enquanto crescia. Eu desenvolvi um vício enquanto competia no bodybuilding. Esteróides, anfetamina e cocaína. No ano passado, eu fumava crack diariamente. Mas, o vazio lá dentro estava sempre lá até eu ir para a reabilitação em 27/05/19. Hoje, estou 78 dias sóbrio. Sou humilde, porque deixei meu orgulho de lado e pedi ajuda. Salvou minha vida”.
05. Há 8 meses ele teve uma overdose, foi então que decidiu mudar de vida
“Fiquei na UTI por 10 dias e meu rosto estava parcialmente paralisado. Saí do hospital e imediatamente comecei a usar novamente. Quebrado e espancado, finalmente procurei ajuda profissional e, depois disso, mudei para uma vida sóbria. Hoje estou 84 dias sóbrio. Meu rosto sarou e minha vida mudou de muitas maneiras. A jornada não foi perfeita, mas definitivamente valeu a pena.
Mostre esta foto para sua família e amigos. Este é o resultado final das drogas. Eu sou um dos sortudos”.
06. Seis meses limpa e a diferença é gritante
“Em novembro passado, acordei no hospital depois de descobrir que tinha endocardite por usar heroína e metanfetamina. Os médicos não podiam acreditar que eu ainda estava aguentando. Pela graça de Deus me foi dada uma segunda chance. Depois de dois meses no hospital, saí saudável com uma nova perspectiva de vida”.
07. Quatro anos livre!
“A partir de hoje, eu tenho 4 anos sem drogas. Eu tenho uma carreira, uma casa, um cachorro e uma noiva. Foi uma luta, mas definitivamente valeu a pena. Mantenham-se fortes!”.
08. Com 19 anos era viciada, treze anos mais tarde é outra pessoa
“19 anos de idade. Eu pensava que era a pessoa mais incrível. Eu pesava cerca de 45 quilos. Eu era uma idiota. Eu roubei dos meus amigos drogas. Roubei da minha família drogas. Eu menti. Trapaceei. Feri pessoas muito boas. Eu não tinha mais ninguém além do meu padrasto quando parei. Ninguém mais acreditou em mim. Foi uma época muito difícil. Faz dez anos e estou pronta para deixar o passado no passado. Eu não sou uma ex-viciada. Eu não estou em recuperação. Neste outono, subirei ao palco e cobrarei meu diploma em contabilidade. Sou uma pessoa inteira, forte e incrível e tenho muito orgulho de mim mesma”.
09. Dois anos e meio sem metanfetamina
“Durante a maior parte da minha vida, lutei contra o vício. Hoje, eu estou 2 anos e meio sóbria de metanfetamina e pílulas. Recuperei minha carteira de motorista. Estou trabalhando em período integral e, na próxima semana, começo a faculdade para me tornar conselheira sobre drogas. Recuperação é possível”.
10. Há sete meses ele não sabe o que é álcool e heroína