O mundo é repleto de pessoas inteligentes que passam dias e noites pensando em como criar coisas que podem facilitar ou inovar a maneira como uma sociedade vive, já tivemos grandes inventores e cada dia que passa algum novo ‘gênio’ é descoberto.
Entretanto, alguns pagaram um alto preço para mostrar como sua ‘criação revolucionária’ iria mudar o planeta, confira agora 13 inventores que morreram por causa de suas próprias invenções:
01. Horace Lawson Hunley
Um dos inventores do submarino, morreu em 1863 quando decidiu assumir uma de suas criações mesmo sem estar na equipe que ocupava a mesma. Acabou se envolvendo em um acidente no mar e morreu junto com outros oito ocupantes da embarcação.
02. François Reichelt
O criador do ‘traje voador’ (conhecido hoje como paraquedas), subiu no topo da Torre Eiffel, em 1912, para mostrar como sua criação funcionava bem. Porém, a roupa não funcionou como ele previa e caiu em queda livre, morrendo antes mesmo de chegar ao solo.
03. Otto Lilienthal
Era responsável por um importante estudo sobre o voo das aves, que servia de inspiração para o mundo da aviação, Otto realizou diversos voos planados, mas em um deles, no ano de 1896, caiu de uma altura de 17 metros e quebrou a espinha dorsal, ocasionando a sua morte. Supostamente, antes de morrer, ele teria dito: “Opfer müssen gebracht werden” (Sacrifícios precisam ser feitos).
04. William Bullock
O pai das máquinas de impressão rotativas teve sua perna engolida por uma delas, então chegou ao hospital precisando realizar uma cirurgia de emergência de amputação do membro, mas durante a operação contraiu uma infecção e não resistiu.
05. Aurel Vlaicu
Inventor do primeiro planador de metal da história, Vlaicu morreu durante uma tentativa de planar entre os Cárpatos, em 13 de setembro de 1913.
06. Sylvester H. Roper
Inventou diversos modelos de motocicletas e automóveis nos anos 1800, mas acabou morrendo em 1896 depois de se envolver em um acidente com seu velocípede (criação sua).
07. Alexander Bogdanov
Na década de 1920 realizou diversos experimentos envolvendo transfusões de sangue com o objetivo de alcançar a ‘juventude eterna’, mas em uma dessas transfusões acabou recebendo o sangue de um jovem com malária e tuberculose e veio a falecer pouco tempo depois.
08. Valerian Abakovsky
Ele inventou o Aerowagon, vagão de alta velocidade que foi o precursor do alemão Schienenzeppelin, porém quando voltava pra casa após um bem sucedido teste em Moscou, o vagão descarrilhou e matou seis passageiros, incluindo Valerian.
09. Thomas Midgley Jr.
Um dos responsáveis pela tetraetilchumbo (TEL) aditivo à gasolina e pelos clorofluorocarbonos (CFCs). acabou ficando na cadeira de rodas por conta da poliomielite. Muito esperto, criou um sistema para que seus funcionários o levantasse da cama, entretanto esse sistema causou um acidente doméstico que fez Thomas morrer.
10. Sabin Arnold von Sochocky
Criou a primeira tinta luminosa do mundo através do elemento químico rádio, mas quase ninguém sabia dos perigos que esse produto escondia. Anos depois, acabou falecendo de envenenamento por este composto.
11. Karel Soucek
Em 1985 tentou atravessar a Cataratas de Niágara utilizando um barril construído por ele mesmo, entretanto a ‘embarcação’ se chocou com uma caixa d’água e Karel faleceu.
12. Max Valier
Criou os foguetes e também os carros foguetes que eram impulsionados por meio da propulsão líquida. No dia 17 de maio de 1930 acabou falecendo em cima de um desses veículos, que explodiu no momento do ‘disparo’.
13. Henry Smolinski
Tinha o sonho de desenvolver um carro voador e quase conseguiu transformá-lo em realidade, junto com o seu amigo Hal Blake desenvolveu o AVE Mizar, uma mistura de Ford Pinto com Cessna. Em um dos testes, a asa do carro voador quebrou e os dois engenheiros morreram.