Lançado em 1980, o romance ‘A Lagoa Azul’ é um dos preferidos de muita gente, há também quem aponte a produção como o filme que mais foi exibido pela Sessão da Tarde, da TV Globo. O filme traz como protagonistas Brooke Shields e Christopher Atkins, com ares bem sensuais para os padrões da época.
O filme mostra duas crianças se tornando adolescentes e tendo que lidar com muito assuntos (entre eles a sexualidade) sem qualquer tipo de instrução, além de precisarem confiar no próprio instinto para viver em meio a natureza.
Confira a seguir 7 coisas que você provavelmente não sabe sobre ‘A Lagoa Azul’:
01. Já existiram ‘duas lagoas azuis’ antes de 1980
Existem mais versões de ‘A Lagoa Azul’ do que você imagina, a primeira delas foi em 1923, feita pelas mãos do diretor W. Bowden (filme mudo). A segunda adaptação aconteceu em 1949, pelo famoso diretor britânico Frank Launder, embora tenha sido sucesso, só a versão de 1980 se tornou um fenômeno absoluto.
02. Não é original dos cinemas
A história, na verdade, pertence ao livro do mesmo nome do autor Henry de Vere Stacpoole. Na versão escrita da história há pontos revelantes que não foram abordados com destaque no filme, como a cultura do povo polinésio, e principalmente o choque cultural que os primos ingleses têm com esse povo.
03. Brooke Shields e sua ‘polêmica idade’
Durante as gravações da história a atriz tinha apenas 14 anos, o que gerou polêmica pelo teor sensual implícito na obra, anos mais tarde a própria Brooke contou que se sentiu bem a vontade durante as gravações e nas cenas onde a sexualidade era mais explícita, a produção optou por usar dublês.
04. Protegendo o corpo de Shields
A protagonista do filme vivia na natureza e não tinha roupas, por isso quase sempre aparecia de topless, foi então que decidiram colar os cabelos de Brooke sobre os seios para que em nenhum momento eles viessem a aparecer, afinal a atriz tinha apenas 14 anos.
05. Locação Perfeita
O diretor Randal Kleiser queria realmente gravar o filme em uma ilha do Oceano Pacífico, todos os envolvidos na produção passaram dias vivendo praticamente como os protagonistas da história. A trama foi filmada em uma das ilhas de Fiji, local sem energia elétrica, estradas e água, mas com praias deslumbrantes.
06. Descobriram uma nova espécie de iguana
Uma iguana frequentemente aparece no filme, quando o herpetologista John Gibbons foi ao cinema ficou bastante surpreso porque aquela espécie não constava nos registros científicos, então Gibbons viajou para a ilha de Fiji e constatou que, de fato, uma nova espécie de iguana foi descoberta.
07. O amor no set
Brooke Shields e Christopher Atkins tiveram um romance por terem passado muito tempo juntos durante as filmagens, entretanto a relação acabou semanas depois, Atkins em uma entrevista revelou que o rompimento se deu ao fato de Shields estranhar seu jeito quieto e solitário, que ele imprimia para se conectar com a ilha.