Quebrar alguma parte do corpo causa um transtorno enorme não só pela dor, mas também porque precisamos usar gesso e isso atrapalha muito nossa rotina principalmente na hora de tomar banho, sem contar o cheiro ruim que pode ficar no membro lesionado, mas se depender de um grupo de engenheiros norte-americanos, esse problema chegou ao fim.
Isso porque desenvolveram um molde de plástico a prova d’água que pode substituir o gesso, esse molde é mais higiênico, não abafa a pele, é leve e seus criadores afirmam acabar de vez com aquele desconforto que só quem usou gesso conhece.
O processo de aplicação dura cerca de 10 minutos, onde injetam uma resina líquida colorida na malha de plástico que endurece em pouco tempo, garantindo que o osso fique no lugar.
Outra facilidade é também na hora da remoção: “Nós temos essa noção radical de que você pode curtir a vida enquanto se cura. Você não precisa ser impedido de realizar atividades cotidianas”, explica Veronica Hogg, vice-presidente de engenharia da Cast21, startup que encabeçou o projeto.
Por não requerer energia elétrica e nem água para sua aplicação, o produto se torna muito mais funcional: “Esse produto tem potencial para uso militar e para facilitar os primeiros socorros em casa”, acrescenta Hogg.
A empresa desenvolveu apenas um modelo projetado em tamanho médio para antebraço como teste, mas a ideia é expandir para diversos tamanhos e a criação desses moldes para pernas. O preço também não foi definido, mas Hogg afirma que a intenção é fazer com que o produto se torne acessível para uma larga escala da população.