O debate sobre se o poker é um jogo de habilidade ou sorte pode nunca terminar, mas para os jogadores, as chances de ganhar são altamente dependentes do desenvolvimento de certas habilidades. É necessário ter inteligência emocional, o que envolve, em análise resumida, entendimento, percepção, assimilação e um gerenciamento profundo das suas emoções e de seus oponentes.
Nos últimos anos, o poker tem sido associado a habilidades cognitivas. Quanto melhor um jogador puder prever e ler as cartas e seus oponentes, maiores serão as chances de ganhar uma mão na mesa.
Essas habilidades podem ser adquiridas através do aprendizado e principalmente, da experiência prática em jogar poker online. Por esse motivo, vários jogadores de sucesso trabalham para melhorar sua inteligência emocional, jogando contra adversários de diferentes características emocionais.
Os bons jogadores de poker são reconhecidos por sua habilidade em reconhecer limites. Um exemplo disso é quando eles podem escolher jogar apenas os valores que se encaixam na sua banca. A maioria dos jogadores experientes nunca se forçaria a jogar em uma mesa em que eles gastariam mais do que podem, principalmente em situações onde se sentem altamente inseguros.
A maturidade cognitiva é medida no poker quando o jogador entende que perder uma mão não significa que perdeu a guerra. As guerras do poker são compostas por centenas e milhares de batalhas. Jogadores de poker maduros sabem quando parar ou apenas descansar e dar um tempo nas batalhas. Eles sabem que guardar sua munição para a batalha maior é mais importante do que desperdiçá-la em um confronto com poucas chances de ganhar.
Os jogadores de poker online são os que mais correm o risco de querer compensar suas perdas por causa do fácil acesso às mesas, o que torna ainda mais tentador ficar jogando online. Jogar poker online é a forma mais indicada para aprender a ser um bom jogador, já que é possível jogar sem sair de casa, com toda a comodidade possível, através de um smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel.
Jogar poker online pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades se você jogar com inteligência. Aqueles que desejam medir sua maturidade cognitiva através do poker vão aprender que quanto mais devagar jogarem, mais (e melhores) decisões com base na probabilidade e no conhecimento de seus oponentes vão tomar. Aqueles que experimentam uma mesa ruim precisam ficar de fora de um ou dois jogos para recuperar a confiança e compostura antes de jogar novamente.
Provavelmente uma das habilidades cognitivas mais atribuídas ao poker é a concentração. Os jogadores de poker devem ter foco e concentração para ganhar uma mão. Se você se concentrar em vários fatores relacionados ao jogo enquanto joga, vai ter condições de aplicar esse mesmo foco e concentração em sua vida cotidiana.
Jogar poker é como um treino cerebral que de alguma forma exercita seu cérebro. A realização consistente dessa atividade ajuda o cérebro a criar novas vias neurais e fibras que protegem as células nervosas.
Os jogadores de poker devem ter altos níveis de foco e concentração, que são testados quando ingressam em torneios. O poker treina o cérebro do jogador, dando-lhe uma atenção maior. Ele precisa se concentrar em sua mão, na mão do oponente e em suas cartas, no carteador, nas cartas na mesa, nas apostas pagas e até nos jogadores que desistiram. Tudo isso ensina os jogadores a se concentrarem. Um dos testes finais do poker como habilidade cognitiva é sua capacidade de reduzir o risco de demência e doença de Alzheimer. Provou-se que esses distúrbios neurodegenerativas diminuem à medida que as pessoas praticam esportes cognitivos como o poker.
Estudos do New England Journal of Medicine revelaram que idosos que jogam poker regularmente, mostram menos sinais de Alzheimer e demência, e seus cérebros apresentam desempenho melhor do que aqueles da mesma faixa etária que não jogam.
Os médicos não sabem ao certo a causa exata disso, mas defendem que as pessoas se mantenham mentalmente ativas à medida que envelhecem. Não é preciso dizer que, como qualquer coisa na vida, quanto mais você pratica, mais se mantém afiado. O jogo de poker online é um exemplo clássico disso em ação.
O poker é um jogo mental que permite que seus jogadores pensem em vez de confiar no acaso. Embora haja benefícios cognitivos em jogar, os jogadores nunca devem cometer o erro de se tornarem viciados. Jogar com moderação, por esporte e para aliviar o estresse, é altamente recomendado.
O poker é uma atividade lucrativa somente se os jogadores puderem praticar o autocontrole. O autocontrole é o que diferencia um jogador profissional que gosta do esporte de um jogador problemático que não tem controle sobre suas emoções. É importante que os jogadores de poker percebam que são eles quem controlam o jogo e não vice-versa.