Muita gente torce o nariz quando falamos em Cuba, seja pelo regime político ainda adotado no país ou pela grande rivalidade de Brasil x Cuba no vôlei feminino, mas a boa notícia é que na terra de Fidel coisas boas também acontecem, como essa super informação que está ganhando o mundo: o país desenvolveu a Cimavax, uma vacina contra o câncer de pulmão.
Os Estados Unidos já demonstrou interesse em restabelecer novas relações com o país para criar uma parceria e estudar como tornar essa vacina mais ampla e poderosa.
Toda vacina, na verdade, estimula uma resposta de imunidade no organismo e de acordo com o MedicalDaily a vacina não evita a doença, mas retarda o crescimento de células cancerígenas de tumores, garantindo uma expectativa de vida de até quatro anos a mais, em comparação com pacientes que não se submeteram à Cimavax.
Um outro super benefício é que a vacina, mesmo que não faça milagres, tem sua eficácia comprovada e é vendida por apenas um dólar, tanto que desde 2011 é distribuída gratuitamente nos hospitais cubanos.
A ‘aliança’ entre Cuba e o instituto Roswell Park, de Nova York, já foi firmada e o próximo passo é estudar como a vacina pode funcionar também para outros tipos de cânceres, para tornar a eficiência da Cimavax ainda maior.