É quase impossível alguém ao longo da vida não tomar uma anestesia, ela é um dos primeiros procedimentos em uma cirurgia e garante não só uma operação mais segura, como também faz com que a pessoa não sinta dor alguma.
Entretanto, mesmo com muitos benefícios e avanços tecnológicos, as anestesiais escondem perigos que muita gente desconhece, veja a seguir 11 riscos da anestesia que a maioria das pessoas desconhece:
01. Eleva o açúcar do sangue
Durante e após uma cirurgia qualquer pessoa pode apresentar um nível de açúcar elevado no sangue porque as anestesiais bloqueiam os sinais para o cérebro durante a cirurgia, fazendo com que o nível de açúcar suba.
02. Pode causar alergia
Essa vale principalmente para a anestesia geral, por isso é importante que o paciente informe aos profissionais se tem alergia a algum medicamento.
03. AVC
A pressão arterial cai muito quando a pessoa está sob o efeito da anestesia, deixando pessoas que sofrem de pressão alta ou hipertensão mais propensas a sofrerem um AVC (acidente vascular cerebral).
04. Convulsões
Qualquer um pode ter convulsão após a cirurgia, principalmente pessoas que têm epilepsia, alguma desordem motora ou que esteja passando por abstinência de álcool.
05. Coma
Embora seja um risco muito raro, ele existe, isso porque a anestesia geral faz o paciente ser induzido ao ‘coma controlado’, mas em alguns casos a pessoa simplesmente não acorda e fica ‘dormindo’ por mais tempo.
06. Ataque cardíaco
A anestesia relaxa os músculos para bloquear a dor, mas o coração é um músculo e assim como os outros também fica relaxado ao longo da cirurgia. Se for aplicada uma doce mais alta de anestesia é possível que o paciente sofra ataque cardíaco.
07. Dificuldade em urinar
Esse bloqueio no trato urinário geralmente ocorre após a cirurgia.
08. Perda de memória
Após a anestesia é normal a pessoa acordar ‘desorientada’, mas nos casos mais atípicos há quem sofra uma amnésia completa depois de sair da mesa cirúrgica.
09. Problemas respiratórios
Alguns pacientes são entubados depois de uma cirurgia porque não conseguem respirar por conta própria após o procedimento.
10. Dificuldade de evacuar
Assim como alguns têm problemas para urinar, os anestésicos também podem fazer com que você tenha dificuldade para evacuar porque seu efeito interrompe a comunicação entre cérebro e intestino.
11. Pneumonia
Já pensou pegar pneumonia por conta de uma anestesia? Se o paciente ingerir comida, vômito ou fluído durante a cirurgia ele pode desenvolver a doença e morrer, se não foi socorrido a tempo.