Nascemos, crescemos, nos reproduzimos e morremos, essa é a ‘lei da vida’ e não há como fazer nada diferente disso, entretanto independentemente da fase que estamos há perguntas que ninguém consegue responder, como a clássica dúvida se a galinha ou o ovo nasceu primeiro.
Porém, ao longo do tempo diversos estudos foram realizados e muitas dessas dúvidas sanadas de uma vez por todas, confira a seguir 7 perguntas que nos atormentam desde a infância, mas que a ciência já nos respondeu:
01. Por que vemos manchas depois de olharmos diretamente para a luz?
A luz em contato direto com nossos olhos produz uma tensão temporal nos fotorreceptores da retina, isso quer dizer que por um curto tempo elas não reagem a nada, mas voltam ao normal depois da recuperação que geralmente acontece em alguns minutos.
02. O ovo ou a galinha nasceu primeiro?
O ovo veio primeiro que a galinha, isso porque ele era a ‘primeira casa’ de animais pré-históricos que surgiram muito antes da galinha, que por sua vez apareceu através de mutações sofridas dentro do ovo.
03. Por que os gatos ficam olhando para o nada?
Esses felinos passam o dia inteiro cochilando e quando olham para um único lugar é porque estão se preparando para dormir. Outro indicador também é que eles têm sentidos mais desenvolvidos que os nossos, então quando ouvem algo ou sentem um aroma que não podemos perceber, ficam imóveis para ver se o som ou movimento irão se repetir.
04. A zebra é branca com listras pretas ou pretas com listras brancas?
A zebra é preta com listras brancas, em sua genética o pigmento principal é o preto e as listras brancas só aparecem por conta da ausência dele. Fim de mistério!
05. Por que muitos de nós somos parecidos com um de nossos ancestrais?
Os genes humanos são divididos entre dominantes e recessivos, fortes e fracos, respectivamente. Por isso se temos muita semelhança com um ancestral significa que esses genes eram recessivos e agora são dominantes.
06. Como os camaleões mudam de cor?
A pele de um camaleão é composta por células cromatóforas que contém diferentes pigmentações e ocupam um grande espaço de maneira que todos os pigmentos sejam distribuídos uniformemente, mas quando o camaleão precisa trocar de cor essas células se comprimem e ‘expulsam’ as cores para o centro delas.
07. Por que em muitos casos temos aquela sensação de déjà-vu?
Enquanto muitos acreditam que essas ‘lembranças’ são rastros da vida passada, neurocientistas afirmam que esse sentimento acontece pela disfunção a curto prazo de diversas partes do cérebro trabalhando em conjunto. Esse fenômeno pode acontecer por consumo de álcool, estresse ou cansaço.
Se você tem essa sensação com frequência é melhor procurar um médico, pois pode ser o indício de doenças graves.