A educação não é só um direito, como também um mecanismo que faz parte da transformação social do indivíduo para que ele possa realizar seus sonhos, traçar um objetivo de vida e se desenvolver como pessoa no coletivo e também individualmente.
É na escola que tudo isso começa a ser aprendido, entretanto não são todos que têm a mesma sorte, muitas pessoas ao redor do mundo nunca pisaram em um colégio ou então abandonaram-o cedo demais por diversas circunstâncias, com isso acabam sendo ‘excluídos’ da sociedade.
Nas Filipinas há um índice altíssimo de analfabetismo e os conflitos tanto internos como externos acoplados à falta de políticas públicas contribuem para esse colapso que a população filipina enfrenta.
Em 1988 o ensino médio no país tornou-se gratuito, mas com o passar dos anos os gastos com educação foram aumentando cada vez mais e muita gente precisou largar os estudos para trabalhar enquanto deveriam estar dentro de uma escola.
O homem a seguir é analfabeto não por opção, e diariamente ele fica parado do lado de fora de uma escola observando o que as crianças estão aprendendo dentro da sala de aula para que assim possa adquirir um pouco de conhecimento também.
”Eu estava na sala de aula quando senti alguém na janela. Quando olhei, ele se escondeu. Todos os dias ele aparece do lado de fora da grade pára copiar a lição que é passada no quadro-negro”, disse Jun De Los Santos em um post no Facebook.
Quem sabe os responsáveis pela escola não se solidarizaram com a história deste homem? Assim ele vai realizar aquele que parece ser o seu maior sonho: aprender a ler e a escrever.