Durante muito tempo a mídia impôs o que era ou não belo e quais padrões as meninas deveriam ter se quisessem fazer parte desse ‘time’, as mulheres negras, por exemplo, se sentiam inferiores e menosprezadas mas com o passar dos anos essa percepção finalmente está sendo quebrada.
As Barbies sempre foram loiras de olhos claros representando apenas uma pequena parcela das garotas, entretanto foi preciso se adequar às mudanças que o mundo sofre nesse quesito: a marca vai lançar uma coleção que celebra a beleza da mulher negra, em parceria com a estilista e consultora de Bermudas, Shiona Turini.
“Eu cresci obcecada com a Barbie e, embora ela fosse um dos meus primeiros ícones da moda, lembro-me claramente de procurar nas prateleiras uma boneca que se parecesse comigo e aparecer de mãos vazias”, diz Turini.
A profissional ficou responsável por produzir os figurinos que irão vestir as bonecas e contou que sua inspiração veio de um filme que trabalhou no passado, onde misturava arte, moda e cultura.
“Quando eu trabalhei no filme Queen & Slim, o destaque de ‘heroína’ para mim estava misturando estampas de pele de cobra e tigre no mesmo visual”, diz Turini. “O contraste dos dois padrões subverte completamente as expectativas, e fiquei empolgada ao usar a mesma fórmula em peças como as botas altas da Barbie para quebrar o molde tradicional de bonecas com as quais cresci brincando”.
A mulher negra está conquistando seu espaço…
… Ser representada por uma das marcas mais famosas do mundo é o reconhecimento pela luta que ela enfrenta…
… O maios desafio é ser reconhecida por sua garra, força, atitude e beleza. Elas conseguiram!