Todo mundo ao redor do planeta está trancado dentro de casa tentando fazer com que o surto de coronavírus acabe o quanto antes para que as pessoas possam voltar a ter uma vida normal, entretanto há uma boa notícia em meio ao caos.
Atualmente a Itália é o país que mais vem sofrendo com a pandemia, milhares de novos casos por dia e um número alto de mortes, entretanto é possível observar que a poluição por lá está diminuindo gradativamente, como noticiou os cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA).
Já mostramos aqui que os canais de Veneza estão ficando limpos e com muitos peixes, mas agora, de acordo com o registro do satélite Copernicus Sentinel-5P, há um grande declínio nos índices de dióxido de nitrogênio (NO2):
“O declínio nas emissões de NO2 na Planície do Pó, no norte da Itália, é particularmente evidente. Ainda que existam leves variações nos dados por conta da incidência de nuvens e mudanças no clima, nós estamos bastante confiantes de que a redução que observamos nas emissões coincidem com a quarentena na Itália, que causa redução no tráfego e nas atividades industriais”, disse Claus Zehner, diretor responsável pela missão da Copernicus Sentinel-5P.
Este gráfico de 14 de fevereiro já mostrava que os índices de dióxido de nitrogênio estavam mais baixos.
Essa outra imagem, do dia 24, mostra uma redução ainda maior.
Registro do dia 04 de março.
Aqui tudo fica ainda mais nítido, esse gráfico é do dia 8 de fevereiro, quando as pessoas ainda estavam tendo uma ‘vida normal’ por lá.
Exatamente um mês depois era assim que a Itália se encontrava:
Este outro gráfico mostra como a área vermelha (indicando a poluição) praticamente sumiu do mapa: