O britânico João Corona tem 24 anos e sempre ouviu piadinhas relacionadas ao seu nome por conta da marca de cervejas, entretanto a situação se agravou quando a atual pandemia se espalhou pelos quatro cantos do planeta. “Eu fazia algumas piadas sobre a péssima publicidade para mim e coisas do tipo”, ele disse ao BuzzFeed News, reafirmando que agora tudo piorou.
Corona é jogador do League of Legends desde 2014 e seu usuário é ‘Squid Corona’, entretanto no dia 1º de abril recebeu a mensagem de que precisaria trocar de nome: “Eu fui recebido com uma mensagem dizendo que, se quisesse continuar jogando, teria que mudar meu nome no jogo”, ele disse.
“Eu só pensei: ‘é uma coisa engraçada que está acontecendo, mas tenho certeza de que, se eu enviar um e-mail para a equipe de suporte, ela vai dar risada e fazer a correção’. Eu imaginei que seria muito simples, como um processo automático qualquer”.
A central de atendimento do game sugeriu que o rapaz apenas obedecesse, mas Corona insistiu até receber uma mensagem da equipe de suporte de que aquele nome não poderia mais ser usado. “Na minha cabeça, era questão de bom senso eu poder continuar usando meu nome”, disse Corona.
Corona foi ao Reddit compartilhar sua história e recebeu o apoio de muitos internautas, que afirmaram que vários jogadores usam nomes inapropriados e não há nenhum tipo de repercussão. “Eles me deixam usar ‘anus dominator’ (‘dominador de ânus’), hahaha”, uma pessoa disse. “Eu tenho uma das variações de Jehovah’s Thiccness (trocadilho com o nome ‘Testemunhas de Jeová’) e não tive problema usando há mais ou menos um ano”, disse outra.
“Eu acho que, em princípio, eu entendo por que algumas pessoas podem se sentir ofendidas com isso, mas acho que é um pouco ridículo tentar controlar cada variável que pode vir a ofender alguém”, contou Corona.
A Riot Games usou o Twitter para soltar a declaração sobre o ocorrido, que ganhou grande espaço nas redes: “Não achamos que forçar uma alteração de nome neste caso está em linha com nossas políticas, portanto, vamos avaliar a situação em mais detalhes”.
Got an official update in response to the Reddit thread linked below:https://t.co/J76DpnWelJ
We don’t think forcing a name change in this instance is in line with our policies, so we’ll be looking into this situation. pic.twitter.com/7lU3NA3AFb
— Ryan K. Rigney (@RKRigney) April 14, 2020