Durante esse período de quarentena os idosos estão sofrendo muito por conta da solidão, aqueles que moram em asilos ou casas de repouso não podem receber visitas e a saudade fala cada vez mais alto, foi por isso que o governo de São Paulo lançou uma campanha que estimula o envio de cartinhas e outros mimos para idosos de abrigos.
A atitude tem como objetivo principal aproximar (mesmo que à distância) os familiares desses senhores e senhoras que fazem parte do maior grupo de risco da covid-19, todo cuidado é pouco, mas eles precisam de atenção e carinho. Com o nome de ‘Um gesto de carinho para ninguém ficar sozinho’, o projeto teve parceria do Conselho Estadual do Idoso e Secretaria de Desenvolvimento Social.
18.657 velhinhos estão ‘enclausurados’ e tiveram visitas suspensas, mas no site da Secretaria você encontra uma listagem com 576 abrigos de São Paulo, onde pode enviar cartinhas para todos eles.
“Muitas dessas pessoas têm vínculo familiar parcialmente rompido ou interrompido, ou foram vítimas de violência. O objetivo da campanha é minimizar a distância durante o período de isolamento social, entregando a todos os idosos uma palavra amiga, um gesto de carinho e conforto psicológico…
… Enviar uma cartinha ou doar máscaras feitas especialmente para eles é mais do que um ato genuíno de amor, é uma atitude fundamental na proteção e prevenção diante dessa pandemia”, explica Célia Parnes, Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
“Uma ação como essa que visa, realmente, o amor ao próximo num momento como esse que estamos vivendo, surge como conforto, consolo e, o sentimento dos idosos estarem sendo valorizados como seres humanos independente da fase da vida que estão vivendo”, conclui ela.
Confira a reportagem na íntegra: