Quando vamos montar uma empresa o que mais queremos é que a marca alavanque e se torne conhecida, então começamos a pensar em todos os elementos que contribuem para isso e sem dúvidas o logotipo é um dos mais importantes, afinal é a maneira como os consumidores se lembrarão daquilo que está oferecendo.
Entretanto sabemos que muitas empresas pecam justamente nesse ponto tão importante, foi então que o designer gráfico italiano Emanuele Abrate resolveu pegar alguns daqueles que considera ‘logotipos ruins’ e transformá-los para que fiquem mais chamativos e imprimam na tipografia e simbologia elementos da marca. Confira o resultado:
01. Kudawara Pharmacy
“Usei formas simples para criar a letra K e dar uma sensação de confiança ligada à natureza.” Além disso, “no espaço negativo, você também pode ver uma cruz (um elemento distinto no campo farmacêutico)”.
02. Instituto de Estudos Orientais
“Eu queria manter o conceito inalterado, trabalhando no espaço negativo e aprimorando a figura do templo”
03. Mama’s Baking
A ideia foi inspirada na “figura da mãe que cozinha com paixão”. Imagine-a tirando a panela quente do forno. “Comecei da luva do forno como um símbolo icônico e amarrei-a com um coração pela mensagem de amor e paixão”.
04. Produtos de prevenção de incêndio
“Este logotipo sugere que algo ‘lá em baixo’ está pegando fogo, uh là là!” brincou o designer italiano. Obviamente, ele não possui a sensação de segurança que se esperaria. “Foi por isso que decidi desenvolver um novo conceito a partir de formas circulares que envolvem a figura de uma chama no espaço negativo”.
05. Clínica Dental San Marcelino
“Dentista ou sedutor?” Foi o que veio à mente de Emanuele quando ele viu esse. “O logotipo não é tão claro que surgiu uma solução mais simples e menos descritiva”. Assim, ele organizou as letras C e D para que elas formem um rosto sorridente. “As linhas limpas e arredondadas e a cor azul pretendem transmitir uma sensação de confiança e limpeza”.
06. Os médicos do computador
Emanuele classificou esse projeto tão mal que “nada poderia ser salvo dele”. Assim, ele surgiu com um novo conceito que combina os mundos da tecnologia e da saúde. “A ideia por trás do novo logotipo era começar da forma de um monitor para inserir uma cruz no espaço negativo e, ao mesmo tempo, aprimorar as letras iniciais C e D”, contou.
07. Lugar seguro
“São todas as formas dentro de formas dentro de outras formas”. Emanuele arregaçou as mangas: “Ok, vamos arrumar, vamos tirar tudo o que é supérfluo: a casa é o único elemento realmente evocativo desse logotipo e, então, vamos melhorá-lo”.
08. OGC (Escritório de Comércio do Governo)
A princípio, parece que o logotipo original do OGC não tem nada de errado com ele. “Mas, girando o logotipo, você pode ver uma figura bastante embaraçosa (definitivamente não é uma boa jogada para uma agência governamental)”, explica Emanuele que modernizou o logotipo.
09. Centro Pediátrico de Arlington
“As formas simples e circulares tornam o pictograma amigável e acolhedor. Também substituí a tipografia por mais moderna, mas ainda institucional, sem serifa”.