Provavelmente você já viu um pequeno saquinho branco pendurado na parede de sua casa ou em móveis de madeira e não deu muita importância. Eles não incomodam ninguém, até pequenos bichinhos saírem por ambas extremidades desse ‘casulo’.
Na verdade, estas pequenas larvas são mariposas da família Tineidae, conhecidas popularmente como traça-de-roupa. Os casulos são feitos a partir de partículas de areia, fibra de seda, fragmentos de tinta, fiapos e outros detritos encontrados dentro de um terreno.
Em ambas extremidades do saquinho é possível encontrar uma abertura por onde a larva é capaz de esticar a cabeça, seja para se alimentar ou mover ‘o corpo’. Estão presentes em lugares altamente úmidos e os ovos são depositados pelas fêmeas em ambientes aquecidos e sem luz, mas elas morrem logo após a postura.
Essas “traças” se alimentam de todo tipo de substância contendo amido. Em nossas residências, podem consumir roupas engomadas, cortinas, lençóis, sedas e a cola de amido dos papéis de parede. Vegetais e alimentos que contenham amido também são comida para esses animais; e, claro, como o nome sugere, pode ser uma dor de cabeça para quem tem muitos livros: são capazes de comer o amido dos livros, como a cola de encadernação, pigmentos de tinta e o próprio papel.
A boa notícia é que esses insetos praticamente minúsculos não causam nenhum perigo para os seres humanos, mas ninguém gosta de tê-los dentro de casa. Então, é melhor evitar acúmulo de papeis velhos, revistas, livros e outros objetos nos quais elas adoram passar boa parte do tempo.