A cada ano que se passa, mercados tornam-se cada vez maiores, mais competitivos e consequentemente, mais difíceis de serem mantidos por parte das empresas que ali se inserem. Ao mesmo tempo, novos mercados são formados principalmente em ambiente virtual, onde uma parte crescente dos negócios das empresas tem sido realizado não importa seu ramo, seja ele ligado a venda e compra de bens ou a oferta e demanda de serviços em geral.
Nesse âmbito concorrencial e também estrutural, os mercados virtuais e físicos acabam apresentando suas semelhanças mais fortes. Afinal ambos ainda são mercados onde o empresário procura maximizar seus lucros, e o cliente procura maximizar seus ganhos a partir do atendimento de suas demandas pessoais ou profissionais pagando o menor preço possível.
Uma das grandes diferenças é que com a crescente digitalização dos negócios, os clientes tem ficado cada vez mais bem informados sobre os mercados que eles integram. A transmissão de informações não se faz mais através de longas ligações de telefones, por cartas, ou nem mesmo por e-mails. Em alguns cliques, o cliente já obtém as informações que precisam para realizar as compras que eles necessitam.
Não por menos que destacamos em um artigo recente, encontrado em https://www.criatives.com.br/2020/07/o-que-e-preciso-para-digitalizar-a-sua-empresa/ , sobre o passo a passo de se digitalizar uma empresa frente à crescente importância do processo para qualquer companhia que quer se manter em pé nos tempos atuais. Mas é importante saber também como atrair clientes usando o meio digital através da qualidade dos produtos oferecidos, da construção de uma boa reputação no mercado e também através do marketing digital.
Qualidade e reconhecimento de marca são vitais
A máxima de que o marketing boca a boca é a alma de um negócio bem sucedido, tornou-se quiçá mais forte por conta do ambiente virtual onde as empresas estão hoje inseridas. Ao passo que clientes podem acessar em poucos cliques as informações que eles precisam para tomar suas decisões de compra, é importante assim marcar presença em sites que falem sobre o mercado onde se está inserido.
No meio de tecnologia, sites especializados como o TechTudo fizeram sua fama através dos reviews de produtos de ponta de marcas nacionais e internacionais, além de dar dicas sobre a utilização de softwares em geral. Os reviews da empresa sobre os produtos da marca nacional Multilaser, que possuem custo-benefício altíssimo em comparação a contrapartes internacionais, ajudou a empresa a desmistificar a impressão de que era tão somente produtora de produtos de qualidade duvidosa ao passar dos anos.
Outros mercados digitais usam de ferramentas também didáticas para angariar público, e posteriormente direcioná-lo a empresas que são exemplos de boas práticas. Na indústria de cassinos, isso se faz vital uma vez que uma boa experiência de jogo está correlacionada a saber como os jogos em questão são guiados, e também as melhores plataformas para se jogar. Em espaços como https://www.casinos.pt/jogos/roleta/, jogadores iniciantes e experientes encontram não só as regras da roleta, um dos jogos de cassino mais famosos do mundo que consiste na aposta em um número em específico, em um conjunto de números ou numa cor da roleta em questão, mas também uma área de prática livre e gratuita, e os melhores espaços da indústria para se jogar.
Em um âmbito de avaliações semelhante, mas não tão apurado, denotam-se o sistema de avaliação de negócios que Google e Facebook trazem em suas respectivas plataformas. Ambos funcionam de forma bem democrática, com quaisquer usuários destas redes podendo dar notas e escrever reviews sobre os negócios que os mesmos já frequentaram em suas regiões e em suas viagens. Isso acaba ajudando pequenos e médios negócios a encontrarem novo público que procura justamente consumir bens e serviços das empresas mais bem avaliadas nestes espaços.
O marketing ainda é ponto chave
Enquanto que a qualidade do produto e a divulgação do mesmo através de sites especializados certamente facilita o processo de encontro entre ofertante e demandante, é preciso também informar ao mercado que o empresário ou empresa em si está oferecendo o produto em questão. Para isso, o marketing mais “tradicional” através de anúncios e propagandas ainda é vital.
Esse marketing ainda pode ser feito através de meios mais tradicionais de mídia, ainda mais quanto a empresa atual a nível local oferecendo bens e serviços para a região onde ela se encontra instalada. Em contrapartida, o elemento digital não pode ser esquecido uma vez que as gerações mais jovens usam cada vez mais a internet para encontrar as informações sobre as empresas que podem atender suas demandas.
Já se a empresa for de âmbito estadual, nacional ou internacional, o marketing em mídia impressa não é mais tão efetivo. Para isso, a via digital é o caminho mais barato e também mais efetivo, uma vez que a internet permite romper as fronteiras que os papéis e os sinais de TV não conseguem quebrar de maneira fácil.
No fim, enquanto a escolha das nuances dessas táticas depende das intenções e ambições do empresário com o seu produto, a manutenção da empresa invariavelmente depende da qualidade do bem e/ou serviço oferecido e do nome da empresa chegar ao público em geral. Sem isso, a concorrência cada vez mais acirrada dos mercados será o grande impeditivo ao sucesso da sua companhia.