Criar e administrar uma loja virtual consiste em um bom investimento, especialmente na era digital, em que as pessoas optam pela comodidade de comprar algum produto ou serviço por meio online.
Nesse contexto, para que o seu e-commerce realmente seja bem sucedido é essencial investir em uma hospedagem de site e um bom nome de domínio.
Tais serviços vão proporcionar para esse seu empreendimento online a qualidade, a credibilidade e o profissionalismo necessários para melhorar a experiência do cliente.
É graças a um avançado plano de hospedagem de site, por exemplo, que você irá obter para o seu e-commerce recursos importantes, que vão desde certificados de segurança, backups, a um melhor desempenho no carregamento das páginas.
No entanto, além de obter um bom serviço de web hosting e um registro de domínio, é importante saber como criar a sua loja online, quais ferramentas utilizar, como gerenciá-la e como atrair clientes. Fique por dentro de tudo isso ao ler o conteúdo a seguir
Como criar a sua loja online?
Investir no comércio digital é um bom negócio e um e-commerce é uma alternativa interessante para quem, por exemplo, está fora do mercado de trabalho e quer abrir um negócio na internet.
O e-commerce também é uma opção – ou quem sabe até uma necessidade – para quem já gerencia uma loja física, mas pretende expandir o alcance de clientes, aumentar as vendas e obter melhores resultados.
Por tudo isso, ter um e-commerce para chamar de seu é uma boa maneira de lucrar no ambiente online, onde há várias possibilidades de ferramentas e de interatividade com os clientes.
Felizmente, criar uma loja online não é difícil. Não é necessário ser o mestre da programação para isso, pois hoje em dia, os recursos e tecnologias disponíveis tornam todo o processo bastante intuitivo.
Confira agora os passos para você ter a sua loja na internet, aberta 24h por dia e pronta para receber vários clientes.
1 – Determine quem é o seu público-alvo
Caso você já possua um empreendimento físico com algum tempo em funcionamento, já deve saber qual é o perfil dos clientes, para qual persona você quer trazer soluções.
Por outro lado, caso você deseje começar uma loja online a partir da estaca zero, é fundamental saber quem vai necessitar dos produtos e serviços que você vai oferecer, ou seja, quem serão os clientes.
Isso vai depender também do tipo de produto que você vai oferecer. Uma loja online que vende artigos esportivos, por exemplo, será voltada para um público interessado em esportes.
Independente dos clientes serem atletas profissionais ou apenas “atletas de fim de semana”, será mais fácil segmentar o público.
A importância de definir e segmentar o público consumidor é fundamental para elaborar estratégias de marketing, captar leads, avaliar resultados e obter uma boa quantidade de vendas.
2 – Escolha a sua plataforma
Assim como um carro necessita de um bom motor para funcionar, a sua loja virtual vai necessitar de uma boa plataforma. É por meio da plataforma que você terá à sua disposição as principais engrenagens para gerenciar as funcionalidades do seu e-commerce.
Por isso, uma plataforma de qualidade, capaz de proporcionar uma boa experiência de atendimento ao cliente é decisiva para que a loja online seja bem sucedida.
Nesse sentido, na hora de escolher qual é a plataforma ideal para o seu e-commerce, leve em consideração algumas características básicas. Uma delas é a capacidade de integração com outras ferramentas.
É fundamental que, para garantir uma boa performance, a plataforma tenha condições de ser integrada com redes sociais, chatbots e outros recursos.
Outra característica importante é que ela seja intuitiva, responsiva de fácil personalização, ou seja, que facilita a análise de relatórios de venda, que viabiliza a customização rápida do seu layout e demais características.
Alguns exemplos de plataformas que são bem cotadas hoje em dia são: Magento, Shopify, Nuvemshop e a VTEX.
3 – Escolha a forma de pagamento
Eis aí uma das etapas mais importantes. É por meio desse recurso que você irá estabelecer como os clientes irão estabelecer o pagamento dos produtos.
Inclusive, a maioria dos consumidores procura saber antes como será a forma de pagamento para, assim, efetuar alguma transação.
O fato é que, assim como existem diferentes plataformas, existem também distintas ferramentas que viabilizam o pagamento.
Uma das mais conhecidas é o PayPal. Por meio dele você adiciona informações do cartão de crédito ou conta bancária e, ao efetuar uma compra, basta digitar login e optar pelo método que pretende utilizar.
Além do PayPal, há também o PagSeguro. Essas ferramentas são feitas para receber os dados de pagamento de seu cliente, processar o pagamento e confirmar que você pode liberar o pedido. Depois desses procedimentos o valor pago cai na sua conta bancária.
4 – Personalize a sua loja virtual
Com uma boa plataforma em mãos, se torna mais fácil organizar e personalizar o seu e-commerce, sempre com o intuito de proporcionar uma agradável experiência ao usuário.
Lembre-se que, assim como em uma loja física o cliente deseja receber um bom atendimento, o mesmo vale para o comércio na internet.
É importante facilitar ao máximo a navegação do cliente, organizando o layout de uma maneira que viabilize o acesso aos produtos, com links, ícones informativos de fácil visualização e facilidades na hora de comprar.
Por isso, crie categorias de produtos e torne mais ágil a procura do cliente. Além disso, sempre priorize recursos capazes de mostrar os produtos com excelente resolução, expondo ao cliente todos os detalhes e as características deles.
Da mesma forma, é importante ter em mente que na internet os clientes não possuem condições de pegar os itens com as mãos para avaliar texturas, cores, tamanhos e formatos. É aí que entra outro componente importante para o seu e-commerce: um bom texto descritivo do produto.
Sendo assim, organize o layout sempre pensando em como descrever, de forma objetiva e eficiente, as principais características dos produtos à venda.
5 – Invista na segurança da sua loja online
Investir na segurança da loja virtual é essencial para que ela tenha a credibilidade necessária perante o público.
Se coloque no lugar do consumidor. Você compraria em um estabelecimento em que não há garantia nenhuma de segurança? Você digitaria senha do cartão de crédito e CPF, mas com um pé atrás, sem saber se um hacker poderá estar à espreita para aplicar um golpe?
O fato é que quando um golpe ocorre, todos perdem dinheiro. Você e o seu cliente. Além disso, pense no esforço que será construir uma boa reputação para o seu e-commerce após reclamações de falta de segurança surgirem nas redes sociais.
Por essa razão, na hora de criar uma loja virtual, não deixe a segurança de lado. Hoje em dia é possível contar com várias ferramentas antifraude para e-commerce. Elas possibilitam desde a validação do código de segurança dos cartões de crédito até o rastreamento dos dispositivos de origem de cada compra.
É por isso que investir em um bom plano de hospedagem de sites é importante. Atualmente as melhores empresas no segmento de web hosting disponibilizam planos com recursos avançados de backups e protocolos de segurança.
6 – Invista em um Marketplace
Com o e-commerce devidamente criado, é importante adotar estratégias para atrair clientes, captar leads e ampliar as vendas. Ter um site, um registro de domínio, estar nas redes sociais, ter presença digital, tudo isso é importante.
Contudo, uma das iniciativas mais em conta hoje em dia quando se fala em loja virtual é participar de um Marketplace.
O Marketplace é, na prática, um shopping center criado em ambiente online que é formado por várias lojas virtuais. Nesse caso, lembre-se que você pode cadastrar a sua. As vantagens que essa estratégia proporciona são várias.
Uma delas é a visibilidade, pois ao fazer parte de um Marketplace, especialmente de algum bem conhecido e com muitos acessos, você estará disponível para vários clientes.
A relação entre custo e benefício é muito boa, visto que você necessita apenas negociar a comissão com o marketplace. A partir disso ele irá fornecer a “vitrine” pronta para a exposição dos seus produtos.
Além do mais, essa estratégia auxilia nas técnicas de SEO, pois isso possibilita aumentar o ranqueamento e a relevância da loja online e dos produtos nas páginas de resultado do Google.
E convenhamos, qual o gestor não quer ver o seu negócio bem visível hoje em dia em um dos mais famosos sites de busca?
O e-commerce só tende a crescer nos próximos anos
Em tempos de internet e era digital, ter uma loja online é um excelente investimento. Ainda mais se levarmos em conta o cenário atual da pandemia que torna ainda mais relevante a digitalização das empresas.
Se antes o público já costumava encher os carrinhos nas lojas online, agora diante desse cenário, comprar sem sair de casa se tornou uma alternativa prática e, ao mesmo tempo, segura.
Portanto, com um registro de domínio, uma boa plataforma e eficientes estratégias de marketing digital, você tem tudo para obter uma boa quantidade de vendas com a sua loja online.