O jacaré parece uma criatura pré-histórica, pois anda de maneira sorrateira, possui cascas e é terrivelmente perigoso. Já pensou estar nadando em uma praia e de repente encontrar esse animal tomando sol? Foi justamente isso que aconteceu recentemente em Salvador, quando os banhistas se depararam com um jacaré de dois metros, pesando 30 quilos.
Ninguém sabe ao certo de onde o réptil veio, mas logo a Guarda Civil foi acionada e o animal está sob os cuidados do IBAMA, que deverá devolvê-lo para a natureza em breve.
O resgate foi feito pelos membros do Grupo Especial de Proteção Ambiental da Guarda Civil Metropolitana, e agora o jacaré está passando por uma avaliação para averiguarem sua condição de saúde e aptidão de retorno ao habitat natural, que definitivamente não é uma orla de Salvador.
Guarda Civil resgata jacaré na praia de Jaguaribe. Mais detalhes em breve. pic.twitter.com/Bi6C7xKjfr
— Aratu On (de ?) (@aratuonline) October 15, 2020
“É fundamental que as pessoas não se aproximem de qualquer animal silvestre, pois para se proteger eles podem atacar”, ressaltou o supervisor interino do GEPA, André Ferreira, à revista IstoÉ, que recomenda o acionamento da Guarda Civil para lidar com animais silvestres. Apenas em 2020, a equipe já foi responsável por mais de 900 resgates de animais silvestres na capital baiana.