O que uma marca precisa ter para se tornar importante no mundo e conseguir se destacar da concorrência? As empresas enfrentam diariamente um desafio forte, pois o mercado é amplo e oferece diversas opções aos consumidores, que escolhem tal produto/serviço através de muitos fatores, como preço, confiança, dentre outros.
Porém, às vezes marcas super conceituadas acabam dando um tiro no próprio pé. Já imaginou a Colgate fabricando alimentos? Pois é, confira logo abaixo 15 produtos lançados por grandes empresas que fracassaram miseravelmente:
01. Em 2012, a Bic lançou uma caneta rosa para as mulheres, mas a ideia não foi bem vista e o produto durou muito pouco no mercado
02. Lasanha Colgate, 1982. As pessoas associaram o sabor do alimento com o gosto de creme dental e as vendas foram desanimadoras
03. Google +, lançado em 2011 para ‘barrar’ o Facebook, mas não conseguiu!
04. Ketchup roxo, lançado pela Heinz em 2006
05. Em 2007, Donald Trump lançou uma linha de carnes nobres, considerada a maior do mundo. Mas os consumidores não aprovaram a ideia.
06. Em 1998, lançaram essas batatas com baixo teor de gordura, as vendas explodiram no primeiro ano, mas logo descobriram uma substância controversa na composição do produto
07. Esta máscara facial foi lançada em 1999 e deveria fortalecer os músculos do rosto. Mas sua aparência, que os usuários acharam assustadora, impediu as pessoas de comprá-la
08. O lançamento do protetor labial com sabor Cheetos, em 2005, foi um grande fracasso
09. Uma bebida especial para cães e gatos, lançada em 1994, não agradou os consumidores, que associavam o produto aos refrigerantes
10. Durou apenas um ano nas prateleiras das lojas. O problema era o gosto!
11. Em 1985, a Coca-Cola tentou mudar sua fórmula. Era uma “nova Coca” que as pessoas adoraram na fase de teste, mas que teve reações negativas assim que foi lançada
12. Um dispositivo perfeito para tweetar? Saiu do mercado rapidamente porque não emplacou!
13. Os óculos do Google foram lançados em 2013, mas rapidamente desapareceram do radar. Eles eram caros (em torno de 1.500 dólares) e levantavam alguns problemas de segurança e confidencialidade
14. Samsung Galaxy Note 7, 2016. 2,5 milhões de telefones tiveram que ser recolhidos devido ao superaquecimento e explosões de bateria.
15. Em 2013, os consumidores queriam abrir caminho para uma nova tecnologia chamada “Juicero Press”. Mas ela não permitia nenhum valor agregado às pessoas, porque as cápsulas de suco podiam ser facilmente espremidas à mão, sem a máquina de 400 dólares.