O universo respira tecnologia desde os seus primórdios, a descoberta do fogo, por exemplo, foi importante para garantir que muitos avanços acontecessem ao longo do tempo. Hoje fazemos parte de uma era completamente tecnológica, o mundo inteiro está conectado.
Entretanto, há descobertas que abrem margens para milhares de questionamentos, pois ninguém consegue explicar, de fato, como funcionavam ou de onde vieram. Confira logo abaixo 06 tecnologias misteriosas que foram perdidas com o tempo:
01. Energia livre
Nikola Tesla construiu, em 1901, uma torre capaz de transmitir energia para o mundo inteiro, mas o projeto não teve continuidade por falta de investimento. Até hoje ninguém sabe explicar o funcionamento exato dessa tecnologia.
02. Taça de Licurgo
A taça que representa a morte do Rei Licurgo, traz consigo uma característica peculiar e misteriosa: ela muda de cor de acordo com a iluminação e com o líquido despejado em seu interior. O objeto foi feito a partir de nanopartículas de ouro e prata, mas ainda assim procuram entender o que causa esse fenômeno.
03. Vidro flexível
O imperador romano Tibério, recebeu um presente incomum de um vidraceiro, por volta de 14 a 17 a.C: uma taça de vidro inquebrável, flexível. Tibério tentou quebrar o objeto por diversas vezes, mas não conseguiu, então, mandou matar o inventor para que ninguém soubesse do segredo, pois tinha medo de que o ouro e a prata fossem desvalorizados.
04. O som do ar
Se você visitar a ilha de Malta, vai se deparar com o templo subterrâneo mais antigo do mundo, datado de 2.500 a.C. Entretanto, ele traz consigo um mistério sem resposta: apenas vozes masculinas em baixo tom são ecoadas, outros sons não podem ser ouvidos por ninguém.
05. Antídoto universal
Mitrídates VI era um dos grandes inimigos de Roma e tinha muito medo de ser envenenado, então, passou sete anos testando venenos e antídotos para ganhar imunidade, e ele conseguiu. Quando misturou 54 ingredientes diferentes, criou um antídoto universal, que o deixava ‘imune’ a qualquer tipo de intoxicação e veneno, porém, ninguém sabe quais foram esses ingredientes.
06. Fogo grego
O Fogo grego é uma poderosa arma de guerra desenvolvida pelos bizantinos, no ano de 672. Ela expelia um jato de fogo a 30 metros de distância, que não podia ser contido com água. Que fórmula eles usaram? Até hoje ninguém tem certeza!