2020 vai ficar para a história como o ano em que o mundo mais sofreu mudanças: enfrentamos uma pandemia, criamos um novo estilo de vida e encontramos diversas maneiras de entretenimento. O isolamento social não é fácil, mas necessário, por isso é fundamental que as pessoas o respeite.
Porém, como não deixar que sentimentos negativos apareçam, já que tudo está de cabeça para baixo? Felizmente, fazemos parte de uma era tecnológica, onde temos acesso a milhares de coisas na palma da mão.
As pessoas estão assistindo mais séries e filmes
O resultado da última pesquisa realizada pela plataforma de inteligência em tempo real, Conviva, deixa isso muito claro: a utilização de streamings aumentou 63%, se comparado com 2019, ou seja, cada vez mais estamos assistindo séries e filmes, e este comportamento influencia diretamente a sociedade.
Há quem acredite que esse tipo de entretenimento afeta nossa maneira de se comportar, de se vestir, e até mesmo o modo em que moldamos pensamentos e opiniões. Deborah Perez, psicóloga clínica, mestre e doutora pela Unesp, afirmou que “o ser humano é o que é ao estar no mundo: agir, produzir, consumir, relacionar-se… Dessa forma, há influência direta da produção midiática na nossa subjetividade”.
Somos sociais e precisamos de outros indivíduos para que consigamos olhar para nós mesmos, e encontrar tanto semelhanças, quanto diferenças. É neste momento que as séries entram em cena, pois as pessoas não só sentem uma conexão com as histórias e personagens, como também pesquisam para descobrir outras curiosidades sobre aquilo que é apresentado.
Busca no Google por séries disparou em 2020
Há muitos títulos que se tornaram tendência mundial, mas vamos pegar como exemplo uma produção de enorme sucesso: ‘The Crown’, série que mostra a vida e conflitos da rainha Elizabeth II. De acordo com o levantamento realizado pelo site de roleta online, Betway, a estreia da quarta temporada de ‘The Crown’, fez a busca pelo termo ‘Rainha Elizabeth II’ crescer 433% no Google.
Além disso, a série aguça, também, a curiosidade dos telespectadores em relação ao figurino usado pelos atores, que segue o estilo da época em que a história é narrada. O termo ‘laço na gola’ teve um aumento de 2.900%, enquanto as buscas por ‘gola alta’ cresceu incríveis 7.000%.
A pesquisa revelou que houve uma mudança na maneira em que o público vê a realeza: 35% dos britânicos que assistem ‘The Crown’ passaram a enxergar a família monarca ‘um pouco melhor’ ou ‘muito melhor’, enquanto 34% deles afirmam que agora olham Charles com mais empatia.
Outras séries de sucesso
A galera do Betway também apurou os dados de outras produções, como ‘Emily em Paris’, que tem o título de ser ‘a série mais maratonada no mundo na semana do lançamento’, e isso influenciou diretamente o turismo, a moda, e o consumo de determinadas peças que aparecem ao longo dos episódios.
‘Gambito da Rainha’ não pode ficar de fora, a série foi assistida por mais de 62 milhões de lares em apenas 28 dias, fazendo aumentar, no Google, a procura por termos como ‘jogadas de xadrez’ (cresceu 150%), ‘gambito da rainha’ (subiu 250%) e ‘siciliana’ (acréscimo de 300% nas buscas).
A verdade é que estamos em um crescente processo de evolução, todos os dias é possível encontrar uma nova tendência que se espalha mundialmente, mudando, assim, o comportamento e pensamento dos indivíduos. E você, lembra de um momento em que foi influenciado por alguma série? Conta pra gente!