O Antigo Egito é fascinante, pois muitas coisas criadas naquele período intrigam cientistas e pesquisadores do mundo inteiro, como essa descoberta recente, onde encontraram um túmulo de 4.000 mil anos, mas perfeitamente decorado e com relevos coloridos.
As pinturas possuem um alto nível de detalhamento.
A tumba é de Khuwy, um oficial nobre da 5ª dinastia, em uma época que pode variar entre os séculos XXV e XXIV a.C. O túmulo foi mostrado para 52 embaixadores estrangeiros, além de diplomatas culturais e Yosra, uma famosa atriz egípcia.
A tumba está localizada na grande necrópole de Saqqara, ao sul de Cairo. A estrutura tem o formato de ‘L’, com um corredor, túnel (que geralmente é encontrado apenas em pirâmides) e uma grande câmara, onde estão os relevos coloridos.
Cada canto da tumba foi explorado pelos arqueólogos e convidados.
Dentro do túmulo, obviamente, estava também a múmia de Khuwy e os vasos canópicos contendo seus órgãos. Através dessa descoberta fascinante, os arqueólogos querem coletar mais informações sobre o reinado do faraó Djedkare Isesi, que se estendeu por 40 anos.
O ministro egípcio de Antiguidades compartilhou um vídeo no Twitter mostrando o túmulo:
New #archaeological discovery in #Saqqara, #Egypt: An exceptionally painted tomb of a fifth Dynasty dignitary named #Khuwy pic.twitter.com/wI34aXQS3J
— Ministry of Tourism and Antiquities (@TourismandAntiq) April 14, 2019