Você quer apresentar a sua empresa e conquistar o seu público-alvo? Então, use a criatividade! Veja aqui algumas dicas criativas para divulgar o seu negócio!
Para prospectar clientes é preciso que eles conheçam a sua marca. E para isso, é importante investir na apresentação do seu negócio de forma a alcançar seu público-alvo.
Afinal, como alcançar potenciais clientes, bem como também investidores, se eles nem sabem que a sua empresa existe? Para isso, conte com ideias criativas! Veja como uma boa dose de criatividade trará um diferencial na apresentação do seu negócio e mostrará uma imagem positiva da sua empresa.
Defina seus objetivos e use a criatividade na divulgação da sua marca
Primeiramente você deve definir o que é que deseja conquistar para saber como passar a informação para seus clientes sobre a existência da sua empresa. Então, monte um portfólio com seus produtos ou serviços em potencial e defina um objetivo.
Saiba que tanto seus futuros clientes quanto os investidores querem ter clareza do que se trata o seu negócio. Assim, você também conseguirá fazer uma boa divulgação e mostrar por que veio e qual é a sua finalidade.
Após definir o seu objetivo está na hora de divulgar a sua empresa. Lembre-se de que quanto mais ela se tornar conhecida, maior será o número de clientes. Como resultado, mais força e sucesso o seu negócio terá.
Mas, invista na criatividade na hora de fazer a divulgação da sua marca. Afinal, com tanta concorrência no mercado, somente as empresas que investem em diferenciação e novas ideias conseguem atrair maior número de clientes.
Portanto, use formas criativas de apresentar o seu negócio e surpreenda o seu público-alvo. Desperte a curiosidade e gere engajamento. Saiba como!
1. Crie um blog
Não basta apenas ter um site para vender seus produtos ou serviços. Os clientes precisam de mais informações, já que podem surgir muitas dúvidas relacionadas ao que você vende.
Ao criar um blog dentro do seu site, com informações relevantes, você tornará a vida do usuário mais fácil. Além disso, o marketing de conteúdo é peça fundamental para colocar a sua empresa nas primeiras posições dos buscadores, como o Google.
Essa é uma ferramenta que vai potencializar o conhecimento da sua marca, mas também vai atrair mais usuários ao seu site. Vale ressaltar a importância de sanar as dúvidas dos clientes e por meio do blog você pode criar conteúdos atrativos e relevantes.
2. Invista no seu logotipo
Para garantir que o seu negócio esteja bem representado, invista na criatividade do seu logotipo. Ele precisa ser único e ter a cara da sua empresa. Portanto, escolha com cuidado o design e o esquema de cores.
É importante que o seu logo seja fácil de entender, mas também que seja memorável. Afinal, é importante que as pessoas reconheçam a sua marca, concorda?
Então, invista na criatividade para se destacar dos seus competidores, customizando cada elemento, desde o ícone até o tipo de texto. Lembre-se de que o seu logotipo:
- É a identidade da marca;
- Atrai o público-alvo;
- Estabelece uma relação de proximidade;
- Transmite estabilidade no mercado;
- Confere mais valor à marca;
- Remete a qualidade da empresa e profissionalismo.
Aproveite que existem excelentes ferramentas para criar logo grátis e tenha uma marca única e própria.
3. Tenha presença nas redes sociais
As redes sociais já conquistaram muitas empresas, afinal, essa é uma das mais promissoras estratégias de divulgação. Mas, não basta apenas ter sua página no Facebook, Instagram, Twitter e outros. É preciso investir em qualidade de divulgação de conteúdo, seja ele escrito ou visual.
De acordo com uma pesquisa do Sebrae, junto com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), o percentual de empresas que aderiram às redes sociais desde o início da pandemia foi de 70%. Mas, nem todas as marcas estão focando em trabalhar seus perfis e construir uma página forte nas redes sociais.
Para sair na frente e engajar o seu público é preciso investir tempo nelas. Entre as dicas: planejar campanhas, investir em posts patrocinados e interagir com os seguidores são os destaques.
Mas, conforme o seu nicho de negócio, é importante investir em publicações mais light, ou seja, menos sérias. As pessoas costumam usar as redes sociais para relaxar e rir. Então, construa postagens que venda seu produto de forma mais criativa. Com certeza irá aumentar seu engajamento.
4. Participe de eventos
Existem muitas feiras e eventos que ajudarão a sua marca a ficar mais conhecida no mercado. Além disso, você pode aprender muito nesses eventos, além de conseguir novas parcerias. E para ter sucesso:
- Avise seu público-alvo sobre a sua participação nos eventos;
- Considere lançar um produto ou serviço nesse evento;
- Faça simulações dos seus projetos ou serviços com óculos de realidade virtual;
- Crie oportunidades de imersão por meio do seu produto ou serviço;
- Invista em participações especiais no seu estande, promova palestras e workshops;
- Faça sorteios.
E não deixe de fazer postagens em suas redes sociais, inclusive, estando ao vivo.
Ao divulgar a sua empresa de forma criativa você pode ir além dos meios tradicionais. Você pode usufruir as opções em vídeos, sons, folders e conteúdos escritos que ajudem a despertar a atenção do seu público-alvo.
Além disso, mantenha o humor, foque em uma mensagem emocionante, entre outros. Basta estabelecer uma boa estratégia e investir em uma linguagem diferenciada, mas adequada à sua marca.