Quando imaginamos uma pessoa que nasceu na Ásia, geralmente alguns traços comuns do oriente já invadem nossas mentes, como olhos marcantes castanhos ou pretos. Entretanto, há uma tribo na Indonésia que foge completamente deste padrão, e tudo devido a uma síndrome que deixa os indivíduos com uma aparência hipnotizante.
Localizada na província de Southeastern Celebés, a tribo Buton chamou atenção do mundo por um simples detalhe: os olhos de seus integrantes são completamente azuis, diferentemente de tudo que você já viu ou imaginou ver. Além disso, a pele morena faz essa característica ficar ainda mais evidente.
Quando o fotógrafo Korchnoi Pasaribu ficou sabendo disso, prontamente se dirigiu à tribo para fazer fotografias de tirar o fôlego. As crianças, principalmente, trazem consigo um olhar de susto, pois não sabem o que estava acontecendo no momento em que os cliques foram realizados.
Alguns, ainda, apresentam heterocromia, quando um olho é azul e o outro não. De acordo com estudos, os integrantes da tribo sofrem de uma síndrome chamada ‘Waardenburg’, que ocorre em apenas um entre 42 mil nascimentos, podendo gerar cegueira, anomalias faciais e surdez.