Estudos projetam aumento da tecnologia nos serviços turísticos e mudança nos perfis e desejos dos viajantes. Veja quais são as principais tendências para o futuro do turismo.
Experiência, segurança, saúde, sustentabilidade, tecnologia e personalização são os termos que definem as principais tendências para o futuro do turismo nas próximas décadas.
Impactado pelo surgimento de novas tecnologias e cuidados relacionados à saúde e ao meio ambiente, o setor precisa se adaptar para atender aos novos perfis de turistas. Alguns estudos projetam que, nos próximos 20 anos, teremos aeronaves e trens supersônicos que encurtarão o tempo das viagens, assim como assistentes virtuais que tornarão as contratações dos serviços muito mais ágeis.
Mas, para além disso, os desejos dos viajantes também mudarão, a exemplo do que vimos no último ano. A adoção de protocolos sanitários mais rígidos ou a preferência por viagens longe de aglomerações, com mais contato com a natureza, estão entre as tendências para o futuro do turismo.
Para entender o que esperar das viagens daqui para frente, confira essas 9 tendências que serão muito comuns nas próximas décadas. Saiba como as empresas turísticas estão se preparando para oferecer as melhores experiências para os viajantes, seja em destinos diferenciados ou na oferta de serviços personalizados.
Confira as tendências para o futuro do turismo
Oferta de experiências Recentemente, o estudo “O Futuro e o Presente das Viagens Pós-Pandemia”, realizado pela Travel Media PR, uma agência de travel marketing, apontou que a principal nova tendência dos viajantes é a busca por experiências memoráveis, com roteiros exclusivos e atendimento mais intimista.
Em outras palavras, os turistas buscarão destinos que ofereçam mais do que uma viagem rotineira, que lhes permitam viver experiências únicas, seja de envolvimento nas comunidades locais ou em atividades de imersão voltadas ao bem-estar.
Turismo voltado à natureza
Outra tendência para o futuro do turismo é a procura por viagens com mais contato com a natureza. Por isso, destinos que garantam atividades ao ar livre em ambientes naturais estarão em alta nas próximas décadas. A tendência virou uma opção de mercado para algumas empresas de turismo.
A Costa Cruzeiros, traz em sua página chamada Cruzeiros Brasil, alguns dos roteiros e das últimas atualizações para melhorar a experiência dos viajantes em alto mar, com itinerários exclusivos para destinos de natureza ou cidades portuárias charmosas.
Ou seja, viagens para grandes centros urbanos ou lugares turísticos muito movimentados devem diminuir. Por outro lado, a procura por destinos de serra, parques naturais e ilhas exclusivas deve aumentar.
Segurança e saúde
No topo das preocupações dos viajantes atualmente, as medidas de segurança e saúde deverão se manter em todos os setores do turismo nas próximas décadas. Os turistas estarão atentos ao cumprimento dos protocolos sanitários e escolherão os destinos e serviços que oferecerem maior segurança para suas viagens.
No topo das preocupações dos viajantes atualmente, as medidas de segurança e saúde deverão se manter em todos os setores do turismo nas próximas décadas. Os turistas estarão atentos ao cumprimento dos protocolos sanitários e escolherão os destinos e serviços que oferecerem maior segurança para suas viagens.
Nesse sentido, o uso da tecnologia deve crescer, com o uso de check-in e check-out online, inteligência artificial e realidade virtual. A personalização dos serviços também aumentará, seja com o room service, os cardápios digitais ou a programação de atividades e uso de áreas comuns com hora marcada.
Cruzeiros como ambientes seguros
E, falando em ambientes focados em experiências, os cruzeiros irão despontar como um dos ambientes mais seguros de viagem. Repensando todas as áreas dos navios para garantir mais espaço e atrações diversificadas para os turistas durante as viagens. Para completar, as excursões incluídas na categoria promoções cruzeiros, dispostas no site da companhia, trazem condições especiais para passageiros interessados em viajar a bordo nos próximos meses.
Preocupação com o bem-estar e sustentabilidade
Entre as tendências para o futuro do turismo nas próximas décadas, a preocupação com a sustentabilidade, tanto do meio ambiente quanto das comunidades locais, terá mais espaço. Para isso, os setores deverão trabalhar em consonância. Ou seja, os viajantes terão que respeitar os locais, suas culturas e o meio ambiente, assim como os destinos deverão proporcionar aos turistas a sensação de pertencimento, tornando-os integrantes do local que visitam. Já em relação ao meio ambiente, as empresas aéreas deverão projetar aeronaves e jatos mais econômicos e que utilizem combustível sustentável.
O mesmo deve ocorrer com os navios de cruzeiros, que passarão, nas próximas décadas, a serem movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL), um combustível fóssil leve e com baixa emissão de gases de efeito estufa.
Personalização do atendimento
Com a mudança no perfil do turista tanto em função dos últimos acontecimentos como pelo aumento das tecnologias, as empresas do setor deverão investir na personalização do atendimento para oferecer as melhores experiências aos viajantes. De acordo com um estudo da Hortwalth HTL, empresa especializada em hospitalidade, para fidelizar os viajantes será necessário apostar na oferta de serviços personalizados, e não mais no sistema de pontos. Nesse sentido, caberá às empresas do setor manterem contato ativo com os turistas antes, durante e depois da viagem.
Flexibilidade será exigida pelos viajantes
A flexibilização das políticas de cancelamento e remarcação das viagens também será uma das tendências para o futuro do turismo relacionadas à personalização do atendimento e fidelização dos viajantes.
Uma pesquisa do Booking.com revelou que 82% dos brasileiros esperam ter clareza nas políticas de cancelamento, reembolso e seguro viagem ao contratar uma empresa de turismo. Destes, 36% consideraram o reembolso essencial, enquanto 40% disseram que a flexibilidade para alterar datas sem multas é crucial.
Tecnologia como aliada
O uso da tecnologia nas viagens deve aumentar cada vez mais. Além do check- in e check-out online, os aplicativos móveis terão capacidade de acessar localização e dados off-line, como detalhes de pagamento e informações sobre as viagens.
Além disso, os tablets deverão substituir o uso do PC, possibilitando a finalização de operações através de impressão digital – one touch transactions – e a utilização de vídeos para orientar as experiências dos turistas.
Outra tendência para o futuro do turismo nas próximas décadas é a utilização de robôs de serviços, que substituirão alguns processos de pré-verificação, por exemplo, com acesso a dados dos turistas e das empresas em tempo real, fornecendo um serviço personalizado.
O relatório “The Future Travel Experience”, que faz parte da série de futurologia “The World in 2040”, estima que os passaportes e cartões de embarque serão substituídos por reconhecimento facial em aeroportos, portos, estações de trem e terminais rodoviários de todo o mundo. Outra previsão do estudo aponta que os turistas não precisarão se preocupar com o excesso de bagagem, uma vez que poderão utilizar roupas sob medida impressas em 3D nas hospedagens, e depois descartá-las para reciclagem no mesmo local.
Realidade virtual
Já bastante utilizada pelo setor do turismo, a realidade virtual é uma tendência que deve crescer nas próximas décadas. Essa ferramenta tecnológica permite que hotéis e empresas turísticas ofereçam simulações das experiências aos viajantes antes de contratar o serviço.
Por exemplo, os hotéis e cruzeiros podem criar catálogos tridimensionais de suas acomodações e áreas de lazer. Além disso, com o uso dos óculos de realidade virtual os turistas podem conhecer um destino, fazer um passeio de barco e, até, ver e ouvir a natureza, com sons de ambientes e animais.