Se existe uma coisa que aprendemos desde os primeiros dias de vida, é que a educação é a maneira mais sútil e correta de tratar as pessoas. Independentemente de cor, religião, orientação sexual ou condição física e financeira, todos nós merecemos respeito de maneira igualitária, sem distinção.
Ainda assim, em ocasiões que o planejado foge do controle, acabamos sendo irracionais quando colocamos pendências sobre outras pessoas, como no caso dos garçons. Esse tipo de emprego gera uma série de desconfortos diários e abaixo temos uma lista de interações que acabam fazendo esses profissionais odiarem os clientes:
01. Culpá-los por coisas que estão além do controle deles, como: reclamar do banheiro, da falta de opção no cardápio, etc.
02. Chegar no restaurante/lanchonete faltando cinco minutos para o local fechar
03. Chama-los ainda sem saber o que pedir
04. Colocar guardanapos ou outros itens dentro dos copos. Isso dificulta o trabalho deles em limpar as mesas!
05. Fazer mil perguntas sobre os ingredientes dos pratos (que estão no cardápio)
06. Reclamar da comida após deixar o prato vazio
07. Crianças que sujam a mesa…
08… Ou então, aquelas que ficam correndo de um lado para o outro
09. Não ler o menu antes e fica prendendo-os com mil e um questionamentos
10. Ter pressa sem comunica-los. Se precisa que seu prato fique pronto com rapidez, não custa avisar
11. Reclamar sobre a quantidade de pessoas no local
12. Deixar a cadeira para trás, atrapalhando a passagem
13. Deixar as coisas jogadas na mesa enquanto o pedido é servido
14. Zero modos. Não custa dizer um ‘oi, tudo bem?’ antes de sair fazendo o pedido
15. Tratá-los como alguém inferior