Quando vamos comprar algo, muitas vezes pensamos em recorrer aos produtos usados, pois muitos deles são bem conservados e atendem as necessidades específicas. Contudo, devemos ficar atentos aos prazos de validade, que variam de marca para marca.
Estamos cercados de coisas essenciais para que nossa rotina aconteça da melhor maneira possível, e se engana quem pensa que apenas os alimentos têm uma data ‘para vencer’. Logo a seguir, separamos 14 exemplos que pensávamos durar a vida toda, mas que já podem estar vencidos na sua casa:
01. Os chinelos devem ser trocados a cada seis meses, pois acumula milhares de micro-organismos
02. Filtros de linha portáteis precisam ser substituídos a cada dois anos, pois com o avançar do tempo sua eficácia é reduzida
03. Especiarias deixam de ser saborosas no período de um a quatro anos
04. Sutiãs estragam em até um ano. A mesma regra vale para qualquer peça íntima, não use nada que esteja desgastado ou rasgado!
05. Troque seu travesseiro a cada três anos. O simples ato de usá-lo significa que você está sujando, pois a pele oleosa, resíduos e pele morta formam um terreno propício às bactérias e ácaros.
06. A vida útil de um perfume é de três anos, pois a fragrância estraga com o tempo e o odor pode ficar azedo e até mesmo ácido.
07. Os tênis de corrida têm um limite de quilometragem. A recomendação, na maioria das vezes, é que eles sejam trocados a cada 700/800 quilômetros.
08. Conchas e colheres de pau duram apenas um ano, isso porque se encharcam de óleo e podem lascar ou rachar.
09. Troque sua escova de pentear dentro de um período de seis meses, pois quando escovamos o cabelo, levamos células mortas e resíduos ao objeto em questão, tornando-o anti-higiênico.
10. A vida-média de uma toalha é de três anos.
11. Cadeirinhas para transportar crianças precisam ser substituídas a cada seis e dez anos, isso em decorrência do desgaste e possíveis mudanças nas legislações de segurança.
12. Jogue no lixo as esponjas e buchas de banho após um ou dois meses de uso
13. O sal pode ser consumido por três a cinco anos. Ele não estraga, mas costuma ser vendido com a adição de substâncias que tiram o sabor e eficácia do produto.
14. Capacetes duram de três a cinco anos, e a data de validade costuma vir na embalagem.