As empresas vêm começando a se inclinar mais para o comércio eletrônico nos últimos anos, especialmente porque os consumidores procuram cada vez mais as maneiras mais fáceis e convenientes de obterem bens e serviços sem terem de ir a uma loja física. Embora a expansão dos ambientes de venda virtuais não tenha acarretado o desaparecimento completo das lojas de concreto, a enorme mudança em direção aos primeiros é prova de uma revolução digital no mundo dos negócios. Com um site de vendas, uma empresa pode oferecer seus produtos, serviços ou ambos a um público mais amplo e romper com muitas limitações associadas a uma loja física, como localização, facilidade de acesso, alcance etc.
Mas ter sites de vendas não é uma garantia de que as empresas sobreviverão no comércio eletrônico. Isso depende do cultivo de uma base de consumidores e do crescimento sustentado das vendas de seus produtos ou serviços. Apenas a esperança de que os consumidores movimentarão seu site como em uma loja física não vai levar a lugar nenhum; os resultados não surgem da noite para o dia. Para que isso aconteça, você tem de planejar e executar cuidadosamente estratégias para impulsionar as vendas, ampliar sua clientela, agregar valor a suas ofertas e reforçar sua mensagem.
A seguir, veja algumas dicas para turbinar as vendas, gerar receita e ajudar você a prosperar no mercado, seja como uma loja física, um site de comércio eletrônico ou ambos:
Encontre um problema para resolver
O segredo é identificar um problema e tentar resolvê-lo por um determinado valor. Por exemplo, a resposta à necessidade de lidar com os pelos do corpo consolidou a marca Gillette no mercado. A necessidade de se comunicar e socializar alimenta o avanço das marcas de redes sociais, como Facebook e Twitter.
Ao entrar no mercado, identifique um ponto de dificuldade ou desejo que tenha um alto nível de atenção e tente remediar a situação. Se você fizer um bom trabalho de análise de seu público-alvo e criar um bem ou serviço que resolva seus problemas, ele será responsivo ao seu negócio. Porém, se seu produto não atender a nenhuma demanda do mercado-alvo, será difícil convencê-lo a comprar de você.
Para ter sucesso, você tem de oferecer às pessoas algo de que elas precisam e pelo qual estão dispostas a pagar. Mude sua mentalidade de “apenas vender” para “ter um centro de ajuda” a fim de compreender melhor como responder às necessidades dos outros.
Criar valor
Independentemente de estar no ramo de serviços ou bens, você está vendendo indiretamente valor a seus clientes. Portanto, se eles não forem capazes de entender o valor que você oferece, não pagarão por isso. Você tem de fazê-los ver como e por que seu produto lhes dá o valor que eles desejam. Dessa forma, você inspira confiança em sua marca e aumenta as vendas.
Defina seu mercado-alvo
Antes de começar a criar valor ou identificar problemas, dê um rosto ao seu cliente ideal. Você precisa encontrar o público-alvo que identificará imediatamente o valor de seus produtos e estará disposto a pagar por eles. Crie um avatar desse mercado respondendo a estas perguntas:
● Qual é a faixa etária desses clientes?
● Eles são do sexo feminino ou masculino?
● Eles são pais?
● Qual é a classe de renda deles?
● O que é uma prioridade para eles?
● O que representa o maior valor para eles em qualquer ponto?
Ao responder a essas perguntas, você terá uma imagem mais nítida de para quem está criando valor e em quem focar suas estratégias de marketing quando seu produto estiver pronto.
Encontre a conexão
As pessoas são mais propensas a comprar de empresas em que confiam. Chegam a gerar conscientização com divulgação boca a boca e confiam em dicas de vestuário.
Portanto, em uma era cada vez mais digital, em que distinguir negócios autênticos pode ser um desafio, a confiança é uma mercadoria importante que você deve vender a seus clientes. Há muitas maneiras de se fazer isso. Confira a seguir:
Manutenção das relações
Enxergue cada pessoa que sustenta seu negócio como um cliente vitalício. Portanto, trate-a como tal, e não como um visitante efêmero. Sua interação com o cliente não deve se encerrar após a conclusão da compra.
Reserve um tempo para entrar em contato e construir uma relação forte que o faça sentir-se valorizado. Isso o manterá por mais tempo e fará com que retorne. Um cliente fiel é mais precioso para uma empresa do que vários consumidores ocasionais.
Invista em redes sociais
As redes sociais criam um espaço para conexão com seus consumidores. Dessa forma, seu negócio permanecerá vivo em suas memórias e eles verão mais produtos ou serviços que você está oferecendo. Use ferramentas como fotos, posts, legendas e vídeos para passar informações essenciais e se envolver com eles. Ofereça sessões interativas e aprenda a falar “com” em vez de “em” algo com eles. Outro canal eficiente são os blogs, então, invista em postagens que atendam aos objetivos do seu negócios.
Incentivar a divulgação de “Informação Privilegiada”
Todos gostam de estar à frente dos outros, especialmente quando se trata de informações privilegiadas sobre vendas sazonais, acesso antecipado ou futuros descontos. Os clientes confiarão mais em seu negócio se você os fizer se sentirem valorizados o suficiente para obterem informações privilegiadas.
Isso vai além de ofertas especiais e vendas. Mantenha seus clientes a par de lançamentos e outras ações para despertar seu interesse. Tenha sempre em mente que clientes são a alma de qualquer negócio e é preciso construir uma relação de proximidade com eles. Isso não apenas fará com que seus consumidores retornem, como também os incentivará a trazer outros clientes para o seu site.