Infelizmente, há marcas que não conseguem sobreviver por muito tempo no mercado, pois não entendem a mente dos consumidores e criam estratégias erradas que culminam em prejuízos altíssimos. Em contrapartida, há outras que estão há séculos presentes em nossas vidas.
Porém, mesmo com tantos anos de existência, pouco se sabe sobre a origem de cada uma delas, e o porquê de se chamarem como se chamam. Sendo assim, decidimos revelar agora 9 fotos raras de pessoas que dão nome a algumas das marcas mais famosas do mundo:
01. Lipton
A empresa de chá gelado foi fundada em 1887, por Thomas Johnston Lipton.
02. Barbie
A fundadora da marca chama-se Ruth Hendler, que batizou a boneca Barbie para homenagear sua filha, Barbara Milicent Roberts.
03. Nike Air Jordan
Em 1984, a Nike se inspirou no jovem Michael Jordan para criar a linha ‘Air Jordan’, e o primeiro par foi produzido exclusivamente ao jogador. Naquela época, os jogadores de basquete só podiam usar tênis brancos em quadra, mas a Nike pagou a multa de 5 mil dólares para que Jordan exibisse seus pares novos.
A estratégia deu certo, e assim que o modelo foi lançado para venda se esgotou rapidamente.
04. Mercedes-Benz
A famosa Mercedes-Benz foi fundada por duas pessoas: Karl Benz e Emil Jellinek, pai da ‘Mercedes’, que aparece no nome da empresa.
05. Adidas
Adi Dassler tinha o sonho de fornecer aos atletas o melhor equipamento esportivo do mundo, e em 1924 fundou a ‘Gebrüder Dassler Schuhfabrik’. Muitos anos mais tarde, em 1954, Alemanha e Hungria se enfrentaram em uma partida e a Alemanha – que usava os equipamentos de Dassler – venceu, fazendo a marca se tornar internacionalmente conhecida.
06. Lacoste
René Lacoste foi um dos maiores tenistas do mundo e recebeu o apelido de ‘crocodilo’. Ele gostou tanto que pediu para que um amigo costurasse um crocodilo em sua jaqueta branca, e foi assim que a marca surgiu.
07. Ben & Jerry’s
Em 1978, Ben Cohen e Jerry Greenfield transformaram um pequeno posto de gasolina em uma loja de sorvetes. Com o passar das semanas, a demanda foi aumentando e não parou mais.
08. Aston Martin
Em 1913, Lionel Martin e Robert Bamford decidiram fabricar carros, já que sempre foram apaixonados por isso, mas o nome da marca tem uma história curiosa. Lionel Martin participou da corrida ‘Aston Clinton Hill Climb’, com um dos veículos que montou, e venceu a competição. Com isso, a dupla decidiu colocar o sobrenome ‘Martin’, ao lado de ‘Aston’, referente à corrida em que o engenheiro saiu vitorioso.
09. IKEA
Para criar sua marca famosa mundialmente, o fundador Ingvar Kamprad pegou as iniciais do próprio nome, a primeira letra da fazenda onde cresceu (Elmtaryd) e a primeira letra da cidade onde morou por muitos anos (Agunnaryd).