‘A Favorita’ é um dos maiores clássicos da TV Globo e será novamente exibida no Vale a Pena ver de Novo, para a alegria dos fãs. A trama inovou ao não revelar para o público quem era mocinha e quem era vilã, o que causou grande alvoroço durante sua exibição original, em 2008.
A história de João Emanuel Carneiro parou o país e conta com algumas curiosidades incríveis que muitos de nós não demos conta. Sendo assim, selecionamos logo abaixo 10 detalhes sobre a novela “A Favorita” que centenas pessoas não perceberam até hoje:
01. Silveirinha era empresário da dupla ‘Faísca e Espoleta’, onde nos depois virou mordomo de Donatela, mas não suporta a patroa. Em uma das cenas ele deixa isso explícito, mas era apenas ensaio. A discussão entre ambos foi tão boa que a equipe decidiu exibi-la.
02. Em uma cena, Halley e Lara chegam em casa e começam a conversar. Eles estão procurando por uma personagem chamada Diva (que na verdade, é Donatela disfarçada) mas Halley, em um momento, confunde os nomes e chama Diva de Donatela.
03. A história central da trama se parece muito com a do filme ‘White Oleander’, onde a protagonista é criada por outa mulher após a mãe cometer um crime passional e disputar o amor da filha. Em ‘A Favorita’, Donatela e Flora disputam o amor de Lara, após Flora sair da cadeia.
04. Cláudia Raia é canhota, mas sua personagem, Donatela, era destra. Imagina a consciência corporal que atriz desenvolveu ao longo dos meses?
05. Houve um revezamento entre os nomes das atrizes protagonistas na abertura da trama.
06. A abertura da novela trazia ilustrações que pareciam cartazes de cinema das décadas de 1940 e 1950, chapados, com figuras recortadas e foi ideia do próprio autor. Ali, havia um grande número de spoilers sobre a trama.
07. A novela ganhou uma sátira super divertida no ‘Casseta e Planeta Urgente’, onde recebeu o título de ‘A Periquita’.
08. As protagonistas eram ambíguas, ora boas, ora más, o que serviu para confundir ainda mais o público até a revelação da verdadeira assassina.
09. Diversos personagens usaram disfarces ao longo da novela. Claudia Raia, por exemplo, interpreta Donatela (a Faísca) e também se passa por Diva, Rosana e Sílvia Lontra. Por sua vez, Patrícia Pillar interpreta Flora (a Espoleta) e também se passa por Sandra Maia.
O personagem principal de Cauã Reymond é Halley, mas ele também usa disfarces: Bruninho Aguiar e Luiz. Giulia Gam vive Diva Palhares, Miranda e Rosana. Por fim, Deborah Secco dá vida a Maria do Céu, que também passa a ser conhecida por Pâmela e Mariazinha.
10. Faustão fez uma participação especial na novela, ao receber em seu programa os cantores Augusto Cezar e Cassiano, interpretados por José Mayer e Thiago Rodrigues, respectivamente.