Com certeza você conhece alguém que ama os animais, ou então você mesmo é essa pessoa, entretanto já parou pra pensar o porquê disso acontecer? Claro que devemos respeitá-los, mas muitas vezes acabamos gostando mais dos bichos do que dos seres humanos.
Foi pensando em resolver esse ‘mistério’ que os pesquisadores da Universidade Northeastern resolveram investigar o que realmente acontece, principalmente com animais que acabam sendo vítimas de maus-tratos. O estudo foi publicado na revista Society and Animals e apresentou algumas razões pelas quais somos mais empáticos com os bichos.
A pesquisa consiste em examinar se as pessoas ficavam mais angustiadas vendo o abuso em bichos ou pessoas, outro fator curioso identificado também é que a idade da vítima tem um impacto importante na decisão, mas a grande surpresa se deu quando perceberam que a espécie era o fator mais determinante.
240 estudantes precisaram mostrar seu grau de empatia em diferentes situações: um adulto e uma criança sendo atacados por um taco de beisebol, assim como um cachorro adulto e um filhote. As notícias eram todas falsas, porém os resultados foram bem claros, as pessoas demonstraram mais empatia e angústia com as histórias da criança, do filhote e do cão adulto.
Os autores da pesquisa relataram que nós nos compadecemos mais com o sofrimento dos animais do que pela dor humana, mas esse sentimento muda quando se trata de uma criança. As pessoas consideram os animais vulneráveis, independentemente da idade, já no caso dos humanos, um adulto tem a oportunidade de se defender, por isso a empatia é menor em relação aos outros casos.
E você, concorda com o resultado do estudo? Se tivesse que escolher, salvaria um animal ou uma pessoa?