Os criadores do Hotel Ryugyong queriam fazer um edifício emblemático para a Coréia do Norte e conseguiram, o prédio já detém alguns recordes, como um dos 50 edifícios mais altos do mundo (330 metros de altura) e também o título do maior prédio abandonado, já que há 32 anos ninguém apareceu para se hospedar em algum dos 105 andares da construção.
Ele foi construído em 1987 por Kim II-sung e a inauguração estava prevista para dois anos depois, entretanto muitos problemas econômicos começaram a tomar conta do país e a grande crise de 1991, juntamente com a queda da URSS, fizeram com que a construção fosse interrompida.
O hotel era uma obsessão, mas obsessões precisam de dinheiro, a estrutura estava praticamente completa e faltava terminar apenas o seu interior, entretanto como explicar para os norte-coreanos que o dinheiro seria usado para construir um prédio ao invés de ajudar a população? De 1990 a 2000 mais de três milhões de norte-coreanos morreram de fome, um número alarmante.
Em 2008 tentaram voltar a terminar o hotel, mas ele por dentro ainda continuou oco, foi então que Kim decidiu colocar mais de 100.000 luzes LED em toda a construção e por várias horas ao longo do dia o edifício se transforma em um ‘outdoor’, transmitindo propagandas que podem ser vistas de qualquer lugar da cidade.
Muitos especularam que a grande inauguração do hotel aconteceria no aniversário de Kim Jong-un (neto do criador do prédio), em 8 de janeiro deste ano, mas até então não há notícias sobre qual será o destino do edifício…