Uma super notícia abalou o universo da medicina recentemente: foi realizado, nos Estados Unidos, o primeiro transplante de mãos e rosto bem-sucedido do mundo. A cirurgia aconteceu há seis meses, mas só agora os responsáveis pelo procedimento apareceram em público para contar sobre essa vitória.
A ação foi encabeçada pelo cirurgião plástico Eduardo D. Rodriguez, juntamente com sua equipe, e o felizardo que teve sua vida transformada chama-se Joe DiMeo, que sofreu um terrível acidente em 2018 e ficou completamente desfigurado.
O rapaz teve queimaduras de terceiro grau em 80% do corpo. Confira um antes e depois mostrando como a tragédia mudou o destino de Joe:
A face do homem ficou deformada, pois ele perdeu suas pálpebras e orelhas, além das mãos e pescoço ficarem comprometidos. O jovem já passou por diversas cirurgias para melhorar a respiração, mas, mesmo não obtendo grande êxito em muitas delas, houve avanço para nariz, olhos e boca.
O procedimento de transplante durou 23 horas, quase um dia inteiro, mas a animação de Joe foi o que mais motivou os médicos durante o árduo desafio. Agora, após seis meses de tratamento, fotos foram divulgadas para revelar ao mundo este grande feito.
“Precisávamos evitar a infecção, precisávamos que essa operação ocorresse o mais rápido possível, tínhamos que ser muito seletivos com o doador e tínhamos que implementar todas as tecnologias de ponta que garantissem o sucesso total da operação de Joe, e foi exatamente o que fizemos”, contou o cirurgião plástico.
“Joe não tem sérios problemas de saúde, é jovem, forte, adora fazer exercícios, se alimenta de forma saudável e tinha aquele elemento especial que seria necessário para esta operação: um alto nível de motivação e uma tremenda sensação de esperança”, continuou ele, explicando o porquê de Joe ser o escolhido.