A vida sempre nos oferece informações novas, que ajudam os indivíduos a ter uma rotina mais saudável e livre de problemas relacionados à saúde. Contudo, os dias são agitados e ocasionalmente pegamos hábitos que causam danos em diversas áreas, mas não temos a ciência.
Logo agora, você vai se deparar com 11 erros que muitos cometem diariamente e que podem contaminar os alimentos, afinal, cada um deles possui suas próprias características que não devemos ignorar. Sendo assim, já pegue o caderninho para fazer anotações e fique esperto:
01. Não guarde latas na geladeira
Há riscos de contaminação quando colocamos latas abertas na geladeira, pois os micro-organismos presentes em seu interior se espalham para outros alimentos.
02. Troque panelas por potes
Nada mais prático que guardar as panelas com sobras de comida na geladeira, certo? O fato é que as tampas não as fecham hermeticamente, o que pode alterar o sabor do alimento e ocasionar contaminação.
03. Panelas de barro
Por serem porosas, podem esconder resíduos alimentares e facilitar a proliferação de micro-organismos que oferecem risco à saúde.
04. Antiaderente danificado
Quando as frigideiras antiaderentes começam a descascar, é hora de trocar. O antiaderente pode liberar metais (como níquel e alumínio) que contaminam o alimento.
05. Tempo útil de uma esponja
Também são itens porosos e, por estarem frequentemente em um ambiente úmido, escondem milhares de micro-organismos. É recomendável lavar as esponjas com água e detergente após o uso e deixar secar, ou então, o tempo útil será de apenas uma semana.
06. Alimentos com mofo
Quem nunca arrancou a parte embolorada de um pão, por exemplo, e comeu o restante? Nunca mais faça isso! O lado esbranquiçado que vemos é apenas ‘um pedaço’ dos fungos tóxicos, que vão para fora do alimento e se multiplicam.
07. Alimentos quentes na geladeira
Aqui é simples: quanto antes você guardar a comida na geladeira, menores as chances de proliferação de micro-organismos.
08. Esqueça as tábuas de madeira
Tábuas de madeira são muito porosas e acumulam resíduos. Mesmo quando optamos pelas de vidro ou plástico, é importante mantê-las higienizadas.
09. Quem tem pressa, como alimentos contaminados
Ao comprar frutas, legumes e verduras, muitas pessoas não escolhem qual levar para casa. É importante evitar os que apresentam alteração na cor, que estejam moles, murchos ou com algum tipo de dano.
10. Descongelar alimentos
A regra de sempre: quanto mais você expor o alimento, maiores serão as chances de contaminação. É aconselhável deixa-lo descongelando na geladeira.
11. Aposente os ‘paninhos de pia’
Mesmo sendo útil, o pano molhado na pia é o local favorito das bactérias para se reproduzirem.