O mundo está repleto de monumentos fantásticos que trazem consigo centenas de histórias e significados. Ao longo dos anos, muitas lendas em torno dessas esculturas surgiram, provando que as pessoas têm imaginação fértil e adoram criar mil e uma teorias sobre tudo.
Porém, há alguns fatos realmente relevantes que nós não sabemos. Dezenas de mistérios, segredos e detalhes importantes passam desapercebidos… Ou melhor, passavam! Confira abaixo esses 10 exemplos e se surpreenda:
01. Os chifres na cabeça de Moisés, de Michelângelo, podem ser o fruto de um erro na tradução para o latim da bíblia. Na frase “e os filhos de Israel viram então os raios de luz que emanavam da face de Moisés” usaram a palavra karan (que significa chifre ou corno) em vez de keren (que significa radiante).
02. Originalmente a Estátua da Liberdade não era verde, mas sim dourada, quase marrom. Contudo, o processo de oxidação ao longo dos anos deixou ela na coloração que todos nós conhecemos hoje.
03. Em 1820, quando Vênus de Milo foi encontrada, ninguém sabia ao certo se a escultura retratava Afrodite (deusa da beleza) ou Anfitrite (deusa do mar). Por conta das joias, sensualidade e fragmentos em um dos braços, determinaram que se tratava da primeira opção.
04. O busto de Nerfetiti não tem um olho, mas até hoje ninguém sabe ao certo o porquê, visto que vestígios já encontrados mostraram que ela tinha dois olhos.
05. A ‘coroa’ na cabeça do Cristo Redentor trata-se, na verdade, de um para-raios
06. O Museu Britânico possui restos de uma barba que seria acrescentada ao rosto da Esfinge de Gizé. Ao que tudo indica ela não era parte da peça original, que é do século XXVI a.C
07. O Touro de Wall Street foi instalado em frente à Bolsa de Nova York em 1989. Anos mais tarde, em 2017, outra estátua foi colocada no local, em frente ao touro. Trata-se da Fearless Girl (Menina sem Medo). A nova estátua causou incômodo, pois afirmavam que distorcia o sentido de prosperidade e o transformava em sentido de medo. Em 2018 ela foi removida!
08. As figuras que compõem a escultura da loba alimentando Rômulo e Remo foram feitas em épocas diferentes. A loba de bronze é da idade média, enquanto os pequenos irmãos foram acrescentados durante o Renascimento.
09. A Vitória de Samotrácia estava dividida em 110 pedaços quando foi descoberta, em 1863. Apesar de buscas constantes, encontraram apenas a palma e dois dedos da mão direita, mas decidiram manter em exposição com o que tinham.
10. Durante a construção de um templo na Tailândia em 1955, uma estátua de Buda, com 4 metros, foi deixada ao ar livre. Após uma forte chuva, descobriu-se que a escultura era de ouro.