Pular para o conteúdo
  • Arte e Design
  • Curiosidades
  • Viagem
  • Fotografia
  • Tecnologia
Menu
  • Arte e Design
  • Curiosidades
  • Viagem
  • Fotografia
  • Tecnologia

Teste de Rorschach ajuda a determinar preferências por filmes

Teste de Rorschach ajuda a determinar preferências por filmes

2.jpg.pagespeed.ce.qInMdra_CM
Redação

O teste de Rorschach é um método utilizado por alguns psicólogos para analisar a auto-avaliação dos pacientes. É o famoso “o que você vê nessa imagem?”

Pode ser por causa de gosto pessoal, referências ou até mesmo ao momento da vida, mas o fato é que nós temos interpretações muito pessoais de tudo – inclusive filmes. Aquele filme que você acha incrível, que te emociona e arrepia até a alma, pode ser considerado um lixo por outra pessoa. Ou então, quando o filme deixa o final meio em aberto, você insiste em dizer que aconteceu tal coisa e seu amigo teima em dizer que foi outra totalmente diferente.

Foram essas diferentes visões que serviram de ponto de partida para a criação do The DIFF Film Personality Test, uma campanha criada para o Festival Internacional de Cinema de Dubai. Essa campanha usa a psicologia e o teste de Rorschach para avaliar algumas pessoas e seu gosto por filmes. Foram desenvolvidos 10 borrões diferentes (cada um com meia dúzia de diferentes interpretações) e, de acordo com a resposta, a pessoa recebia uma sugestão de quais filmes do festival seriam interessantes para ela.

A Leo Burnett (agência responsável pela criação da campanha) pediu a ajuda do psicólogo Raymond Hamden para conduzir um estudo de dois meses, para garantir que os resultados dos testes fossem apurados.

Na versão para o YouTube (que você confere logo abaixo), a interação era feita no próprio canal. Já na versão impressa, cada uma das respostas contava com um QR Code diferente para direcionar o público ao conteúdo relacionado. Tá aí uma campanha diferente.

Adoro quando a psicologia e a neurociência é usada na publicidade desse jeito. Há alguns meses eu assisti um programa no Discovery Science (que, infelizmente, não lembro o nome) que mostrava uma clínica médica que só trabalhava para grandes produtoras de cinema. A clínica era, na verdade, especializada em tomografias e estudos cerebrais. A produtora mandava vários trechos diferentes de filmes que ainda precisavam de trailers. As pessoas que se submetiam aos testes assistiam aos trailers enquanto passavam por uma tomografia (não sei explicar exatamente como isso foi feito, mas era algo assim), enquanto os médicos avaliavam quais cenas dos filmes traziam mais resultados positivos (de acordo com os picos de atividade cerebral). Com os resultados, era montado o trailer. Foda, né? Isso serve para mostrar que a publicidade ainda tem muito o que crescer e muito espaço para fazer coisas diferentes.

[adinserter block="11"]
criatives-logo

Quem Somos

Anuncie

Contato

Criatives © 2011 - 2021 |
Todos os Direitos reservados.
Criatives © 2011 - 2021 | Todos os Direitos reservados.
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR